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http://hdl.handle.net/1843/31248
Type: | Dissertação |
Title: | Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias |
Authors: | Fernanda dos Santos Silva |
First Advisor: | Marco Antonio Penido de Rezende |
First Referee: | Alexandre Ferreira Mascarenhas |
Second Referee: | Tito Flávio Aguiar |
Abstract: | Esta dissertação intitulada “Remanescências da arquitetura ferroviária em Minas Gerais: uma ferramenta de preservação das estações ferroviárias” apresenta como principal objetivo propor uma metodologia de trabalho no uso da portaria 407/2010 do IPHAN a partir da investigação das estações ferroviárias remanescentes de Minas Gerais. Para tal, se fez necessário fazer um levantamento do contexto atual das estações remanescentes e apresentar um contexto historiográfico da tipologia no cenário nacional. Assim, espera-se que o trabalho seja mais uma ferramenta de preservação dessa tipologia e que se apresente como mais um recurso de ação preservacionista. Assim sendo, apresenta-se dividido em 03 etapas: a primeira corresponde ao eixo historiográfico da pesquisa onde são abordados o entendimento do patrimônio ferroviário e de sua trajetória que permitiu que o que antes era transporte, hoje passasse a ser entendido como patrimônio. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, um panorama geral sobre as ferrovias, as discussões sobre a preservação do patrimônio ferroviário no contexto nacional e mineiro, e a percepção do patrimônio ferroviário no âmbito do IPHAN. O segundo eixo da pesquisa apresenta os levantamentos realizados a fim de identificar as estações remanescentes, de tal modo que seja uma ferramenta de referência na construção de um planejamento de políticas institucionais de preservação do patrimônio ferroviário pelo IPHAN-MG. Assim, chegamos ao terceiro eixo da pesquisa que é analisar como esse remanescente vem sendo tratado pelo IPHAN a luz da portaria 407 e a partir dessa análise propor uma abordagem de preservação que possa ler a malha ferroviária mineira, através das estações, como um possível recorte de abordagem para a atuação das políticas preservacionistas dedicadas a essa tipologia. |
Subject: | Ferrovias - Estações - Teses Ferrovias - Conservação e restauração -Teses Ferrovias - Minas Gerais - História - Teses Patrimônio histórico - Conservação e restauração - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31248 |
Issue Date: | 28-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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