Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31250
Tipo: Dissertação
Título: Conect@dos e a leitura em ambientes digitais de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Maikel Fontes de Melo
Primeiro Orientador: Carla Viana Coscarelli
Primeiro membro da banca : Gilvan Mateus Soares
Segundo membro da banca: Julianna Silva Glória B. Coelho
Resumo: Esse trabalho visava identificar a competência em leitura em ambientes digitais de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação onde foi feito um estudo comparando o desempenho de duplas que participaram de uma intervenção com um projeto voltado para o letramento digital, com outras que não tiveram esse acompanhamento na realização de uma mesma tarefa. Para realizar essa investigação, os dados foram coletados com um programa que grava a tela, som e imagem do processo de busca. Os estudantes, divididos em duplas, tinham que realizar uma busca de brinquedos pedagógicos. As análises foram feitas a partir dos vídeos gravados pelo programa Camtasia e suas transcrições. Os dados foram analisados de acordo com uma matriz criada para esse trabalho baseada em Dias e Novais (2009). Como esperado, os resultados mostram que o grupo que passou pela intervenção do projeto obteve uma performance melhor comparada com o grupo que não participou do projeto. Algumas habilidades, no entanto, foram identificadas em ambos os grupos apontando que os estudantes também desenvolvem um letramento digital prático fora do ambiente escolar. Contudo, podemos considerar que a formação propicia melhor aproveitamento das tecnologias digitais e o uso consciente das ferramentas disponíveis com um acesso mais confiável e transformador.
Abstract: This work aimed at identifying reading skills of students of the early years of elementary school in digital environments. In order to do that, a study was carried out to compare the performance of pairs of students who participated of an intervention made by a project for digital literacy with other students who did not participate on those activities. To perform such research, data were collected with a program that records the screen, sound and image of the search process. The students, divided in pairs, had to perform a search for educational toys. The analysis was made from the videos recorded by the program Camtasia and their transcripts. The data was analyzed according to a matrix of skills based on Dias & Novais (2009). As expected, the results showed that the group that had the project intervention achieved a better performance compared to the group that did not participate in the project. Some skills were identified in both groups pointing that students also develop a practical digital literacy outside the school environment. However, we can consider that the training period provides a better use of digital technologies and conscious use of the available tools with a more reliable access and a transformer view.
Assunto: Compreensão na leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Leitores – Reação crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31250
Data do documento: 22-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CD .pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.