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dc.contributor.advisor1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886697697917438pt_BR
dc.contributor.referee1Gilvan Mateus Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Julianna Silva Glória B. Coelhopt_BR
dc.creatorMaikel Fontes de Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231558610240242pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T19:48:59Z-
dc.date.available2019-11-25T19:48:59Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31250-
dc.description.abstractThis work aimed at identifying reading skills of students of the early years of elementary school in digital environments. In order to do that, a study was carried out to compare the performance of pairs of students who participated of an intervention made by a project for digital literacy with other students who did not participate on those activities. To perform such research, data were collected with a program that records the screen, sound and image of the search process. The students, divided in pairs, had to perform a search for educational toys. The analysis was made from the videos recorded by the program Camtasia and their transcripts. The data was analyzed according to a matrix of skills based on Dias & Novais (2009). As expected, the results showed that the group that had the project intervention achieved a better performance compared to the group that did not participate in the project. Some skills were identified in both groups pointing that students also develop a practical digital literacy outside the school environment. However, we can consider that the training period provides a better use of digital technologies and conscious use of the available tools with a more reliable access and a transformer view.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho visava identificar a competência em leitura em ambientes digitais de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação onde foi feito um estudo comparando o desempenho de duplas que participaram de uma intervenção com um projeto voltado para o letramento digital, com outras que não tiveram esse acompanhamento na realização de uma mesma tarefa. Para realizar essa investigação, os dados foram coletados com um programa que grava a tela, som e imagem do processo de busca. Os estudantes, divididos em duplas, tinham que realizar uma busca de brinquedos pedagógicos. As análises foram feitas a partir dos vídeos gravados pelo programa Camtasia e suas transcrições. Os dados foram analisados de acordo com uma matriz criada para esse trabalho baseada em Dias e Novais (2009). Como esperado, os resultados mostram que o grupo que passou pela intervenção do projeto obteve uma performance melhor comparada com o grupo que não participou do projeto. Algumas habilidades, no entanto, foram identificadas em ambos os grupos apontando que os estudantes também desenvolvem um letramento digital prático fora do ambiente escolar. Contudo, podemos considerar que a formação propicia melhor aproveitamento das tecnologias digitais e o uso consciente das ferramentas disponíveis com um acesso mais confiável e transformador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAmbientes digitaispt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherLeitores – Reação críticapt_BR
dc.titleConect@dos e a leitura em ambientes digitais de estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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