Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31362
Tipo: Dissertação
Título: A construção de ideias no processo de projeto de arquitetura
Autor(es): Isabel Campos Caldeira Brant
Primeiro Orientador: Maria Lúcia Malard
Primeiro membro da banca : Paula Barros
Segundo membro da banca: Claudio Listher Marques Bahia
Resumo: Esta dissertação investiga a ideação no processo de projeto de arquitetura, buscando identificar os fatores intervenientes no desenvolvimento das ideias, partindo do princípio de que sua melhor compreensão poderá contribuir para o aperfeiçoamento da prática e do ensino de projeto. A instrumentação foi abordada com o objetivo de compreender suas repercussões para a construção de ideias arquitetônicas. Neste âmbito, foi dada ênfase ao BuildingInformation Modeling (BIM) e ao esclarecimento de embates teóricos relativos a práticas criativas, ao relacioná-los com os dados empíricos. O ensino, o conhecimento e outros fatores atuantes na capacidade criativa também foram investigados. Essas análises foram feitas a partir de dados coletados por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, na forma de entrevistas semiestruturadas, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG e por revisão bibliográfica. Os dados obtidos nas entrevistas foram organizados e os resultados analisados criticamente, visando ampliar o conhecimento sobre o assunto e possibilitando reflexões sobre o desenvolvimento de ideias na Arquitetura em futuros trabalhos, a partir da criação de um modelo aberto à discussão.
Abstract: This dissertation investigates ideation in the design process in Architecture, aiming to identify the intervening factors in the development of ideas, assuming that a better comprehension could contribute to the improvement of design practice and education. Instrumentation was approached with the objective of comprehending its repercussions in the construction of architectural ideas. An emphasys was given to Building Information Modeling (BIM) and to the clarification of theoretical debates concerning creative practices, by relating these subjects with the empirical data collected. Other factors related to creative capacity such as design education and knowledge and were also investigated. These analysis were possible through a bibliographical review and an exploratory qualitative research. Data was collected through semistructured interviews with Architecture and Urbanism students. The data was organized and the results were analysed, intending to broaden knowledge on the subject. A model open to discussion was created to promote reflections in future studies about the development of ideas in Architecture.
Assunto: Projeto arquitetônico
Arquitetura - Estudo e ensino
Criatividade
Arquitetura e tecnologia
Modelagem de informação da construção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31362
Data do documento: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdfDissertação de mestrado1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.