Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Lúcia Malardpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0004331004469675pt_BR
dc.contributor.referee1Paula Barrospt_BR
dc.contributor.referee2Claudio Listher Marques Bahiapt_BR
dc.creatorIsabel Campos Caldeira Brantpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363877457401111pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T12:16:28Z-
dc.date.available2019-12-02T12:16:28Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31362-
dc.description.abstractThis dissertation investigates ideation in the design process in Architecture, aiming to identify the intervening factors in the development of ideas, assuming that a better comprehension could contribute to the improvement of design practice and education. Instrumentation was approached with the objective of comprehending its repercussions in the construction of architectural ideas. An emphasys was given to Building Information Modeling (BIM) and to the clarification of theoretical debates concerning creative practices, by relating these subjects with the empirical data collected. Other factors related to creative capacity such as design education and knowledge and were also investigated. These analysis were possible through a bibliographical review and an exploratory qualitative research. Data was collected through semistructured interviews with Architecture and Urbanism students. The data was organized and the results were analysed, intending to broaden knowledge on the subject. A model open to discussion was created to promote reflections in future studies about the development of ideas in Architecture.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a ideação no processo de projeto de arquitetura, buscando identificar os fatores intervenientes no desenvolvimento das ideias, partindo do princípio de que sua melhor compreensão poderá contribuir para o aperfeiçoamento da prática e do ensino de projeto. A instrumentação foi abordada com o objetivo de compreender suas repercussões para a construção de ideias arquitetônicas. Neste âmbito, foi dada ênfase ao BuildingInformation Modeling (BIM) e ao esclarecimento de embates teóricos relativos a práticas criativas, ao relacioná-los com os dados empíricos. O ensino, o conhecimento e outros fatores atuantes na capacidade criativa também foram investigados. Essas análises foram feitas a partir de dados coletados por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, na forma de entrevistas semiestruturadas, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG e por revisão bibliográfica. Os dados obtidos nas entrevistas foram organizados e os resultados analisados criticamente, visando ampliar o conhecimento sobre o assunto e possibilitando reflexões sobre o desenvolvimento de ideias na Arquitetura em futuros trabalhos, a partir da criação de um modelo aberto à discussão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de arquiteturapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectIdeaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectBIMpt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherArquitetura e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.titleA construção de ideias no processo de projeto de arquiteturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdfDissertação de mestrado1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.