Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31376
Type: Dissertação
Title: A gestão de processos como um meio para a gestão de documentos: a atuação do profissional arquivista na construção de um núcleo de planejamento e controle de processos e documentos
Authors: Flavia de Melo Lacerda
First Advisor: Adalson de Oliveira Nascimento
First Referee: Ivana Denise Parrela
Second Referee: Elisângela Cristina Aganette
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar como a gestão de processos pode ser um facilitador para atingir a gestão de documentos, através da construção do Núcleo de Planejamento e Controle (NPC) de processos e documentos normativos produzidos na Rede Batista de Educação. A instituição é apresentada em seu contexto histórico e administrativo, bem como o projeto de implantação do NPC. A participação do profissional arquivista da instituição nas etapas de construção do núcleo é apresentada através do detalhamento do seu trabalho durante as etapas do projeto. A gestão de processos é apresentada como uma alternativa aliada à gestão de documentos. A metodologia utilizada compreende entrevistas e fundamentação teórica da Arquivologia. O trabalho do profissional arquivista em cada uma das etapas é analisado do ponto de vista arquivístico com base em referencial teórico da disciplina de Arquivologia e Administração. Ao final, esta dissertação apresenta as aplicações dos resultados do projeto na realidade arquivística da Rede Batista de Educação.
Abstract: The objective of this work is to present and analyze how process management can be a facilitator for achieving document management, through the building of the Planning and Control Center of processes and normative documents produced at the Rede Batista de Educação. The institution is presented in its historical and administrative context, as well as the NPC implementation project. The participation of the institution's archivist at the core construction stages is presented through the detailing of their work during the project stages. Process management is presented as an alternative ally to document management. The methodology used comprises interviews and theoretical foundation of Archivology.The archivist's work in each of these steps is analyzed in the eye of the Archive Management theories and Administration theories. At the end, this dissertation presents the application of the project results in the archiving reality of the Rede Batista de Educação.
Subject: Ciência da Informação
Documentos – Administração
Arquivos e arquivamento (documentos)
Arquivologia
Arquivistas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31376
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.