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dc.contributor.advisor1Paulo Roberto Cetlinpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395636448599186pt_BR
dc.creatorPetrus Barros Barcelospt_BR
dc.creator.LattesNão se aplicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T18:18:40Z-
dc.date.available2019-12-05T18:18:40Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31434-
dc.description.abstractThe advanced high strength steel family (AHSS) continues to evolve and grow in application, especially in the automotive industry. New types of steel are already being used to improve the performance of vehicles on the roads, and these emerging steels will be increasingly used. Currently, two steel groups already have a long history of successful production and are widely used in the automotive industry: the Dual Phase (DP) steel and Titanium and Niobium (HSLA) microalloyed steels. At the same time, the Bainitic Ferrite (FB) steels have been gaining space in the structure of an automobile mainly in parts that require efforts such as edge stretching (flanging) and high hole expansion. This study aims to perform an analysis of the formability of a Bainitic Ferrite steel of the class 600 MPa of strength and compare it with the steels of the classes Dual Phase and HSLA also of 600 MPa of strength. The steps followed in this work were: producing the coils, obtaining samples and carrying out the following tests: tension, BH Effect, Age Index, Metalographic Analysis, MEV and MO, Erichsen Stretch, Limit Drawing Ratio (Swift Method), Conical Hole Expansion Test and CLC (Conformation Limit Curve). The results of the tests showed that the DP600 steel presented better performance in biaxial stretch deformation mode, at the same time, the FB580 and HSLA550 steels presented the same performance in the deep drawing deformation mode and it was the DP600 steel that presented the major ε1 major deformation in the CLC. FB580 steel presents better performance in the deformation mode by edge and flange stretching, which is the main advantage of this steel compared to the other two evaluated, which makes it more suitable for the manufacture of parts in which the operations of flanging are more severe.pt_BR
dc.description.resumoA família de aços avançados de alta resistência (AHSS) continua a evoluir e crescer em aplicação, especialmente na indústria automotiva. Novos tipos de aço já estão sendo usados para melhorar o desempenho dos veículos nas estradas, e esses aços emergentes serão cada vez mais utilizados. Atualmente, dois grupos de aço já possuem um amplo histórico de produção bem sucedida e são amplamente utilizados na indústria automotiva: o aço Dual Phase (DP) e os aços Microligados ao Titânio e ao Nióbio (HSLA). Além disso, o aço Ferrita-Bainita (FB) vem ganhando espaço na estrutura dos automóveis, principalmente em peças que requerem esforços tais como estiramento de borda (flangeamento) e alta expansão de furo. Este estudo visa realizar uma análise da conformabilidade do aço Ferrita Bainita da classe 600 MPa de resistência, comparando-o com os aços das classes Dual Phase e HSLA também de 600 MPa de resistência. As etapas foram de produção das bobinas, retiradas de amostras e realização dos ensaios de Tração, Efeito BH, Age Index, Análise Metalográfica via Microscópio Eletrônico de Varredura e Microscópio Óptico, Estiramento Erichsen, Razão Limite de Embutimento (Método Swift), Ensaio de Expansão Cônica de Furo e CLC (Curva Limite de Conformação). Os resultados dos ensaios realizados mostraram que o aço DP600 apresentou um melhor desempenho em se tratando de modo de deformação por estiramento biaxial, por vez, os aços FB580 e HSLA550 apresentaram o mesmo desempenho no modo de deformação por embutimento profundo e foi o aço DP600 que apresentou a maior deformação principal ε1 na CLC. O aço FB580 apresenta melhor desempenho no modo de deformação por estiramento de borda e flange, tornado essa a principal vantagem desse aço frente aos outros dois avaliados, o que o torna mais indicado para a fabricação de peças nas quais as operações de flangeamento são mais severas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFerrita bainitapt_BR
dc.subjectDual phasept_BR
dc.subjectHSLApt_BR
dc.subjectAços de alta resistênciapt_BR
dc.subjectConformabilidadept_BR
dc.subject.otherEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.subject.otherMetalurgia de transformaçãopt_BR
dc.subject.otherAço de alta resistênciapt_BR
dc.subject.otherFerritapt_BR
dc.titleAnálise da conformabilidade do aço ferrita bainita, comparativamente aos aços dual phase e microligado das classes de 600 MPa de limite de resistênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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