Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31448
Tipo: Dissertação
Título: A palavra pelas palavras: o haicai como acesso ao texto literário
Autor(es): Kleber Mazione Lima Ferreira
Primeiro Orientador: Marcelo Chiaretto
Resumo: O presente projeto tem como objetivo propor um trabalho de leitura de poesia em sala, voltado especificamente para o gênero poético haicai. Pretende-se, assim, estimular o gosto e a formação de novos leitores de literatura que começam a ter contato com a arte literária nos primeiros momentos da vida escolar. Com efeito, torna-se imprescindível manter um diálogo aproximado da literatura com outros modos de construção estética que proponham estratégias de linguagem que dilatem as formas de compreensão, a exemplo dos textos publicitários. Nesse sentido, este projeto entende que ler poesia é também estabelecer diálogos. Por isso, as mediações no espaço escolar operam-se como fundamentais. São por essas vias que fazer frente a um projeto de leitura na escola é contribuir também para a formação de professores leitores de literatura, que engajados nas múltiplas possibilidades da poesia, aproximam o leitor das realizações possíveis da palavra. Portanto, buscar-se-á estabelecer oficinas de leitura poética, objetivando investigar se o haicai pode ser uma ferramenta importante para a mudança de planos de expressão denotativo/conotativo dos alunos do Ensino Fundamental II, cuja leitura literária precisa ser estimulada como um compromisso escolar.
Abstract: The following project aims to propose a poetry reading work to be developed inside a classroom, designed specifically to the poetry genre haiku. It is intended thereby stimulate the taste and the formation of new literature readers who are beginning to have contact with the literary art in their first moments of school life. In fact, it is essential to maintain an approximate dialogue of literature with other ways of aesthetic construction that also propose language strategies that widen forms of understanding, like the advertising texts. In this sense, this project understands that reading poetry is also to establish dialogues, and therefore mediation within the school operates as fundamental. Along these pathways to cope with a reading project inside the school is also contributing to the formation of literature readers teachers, who are engaged in multiple possibilities of poetry, approaching the reader to possible achievements of a word. Due to that, it seeks to establish poetry-reading workshops, aiming to investigate if haiku can be an important tool to change denotative / connotative expression plans for middle school students, whose literary reading needs to be stimulated as a school commitment.
Assunto: Leitura (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino
Leitores - Formação
leitores – Ensino Fundamental
Ambiente de sala de aula
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31448
Data do documento: 25-Out-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.