Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.creatorKleber Mazione Lima Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058462991174295pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T13:28:55Z-
dc.date.available2019-12-06T13:28:55Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31448-
dc.description.abstractThe following project aims to propose a poetry reading work to be developed inside a classroom, designed specifically to the poetry genre haiku. It is intended thereby stimulate the taste and the formation of new literature readers who are beginning to have contact with the literary art in their first moments of school life. In fact, it is essential to maintain an approximate dialogue of literature with other ways of aesthetic construction that also propose language strategies that widen forms of understanding, like the advertising texts. In this sense, this project understands that reading poetry is also to establish dialogues, and therefore mediation within the school operates as fundamental. Along these pathways to cope with a reading project inside the school is also contributing to the formation of literature readers teachers, who are engaged in multiple possibilities of poetry, approaching the reader to possible achievements of a word. Due to that, it seeks to establish poetry-reading workshops, aiming to investigate if haiku can be an important tool to change denotative / connotative expression plans for middle school students, whose literary reading needs to be stimulated as a school commitment.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto tem como objetivo propor um trabalho de leitura de poesia em sala, voltado especificamente para o gênero poético haicai. Pretende-se, assim, estimular o gosto e a formação de novos leitores de literatura que começam a ter contato com a arte literária nos primeiros momentos da vida escolar. Com efeito, torna-se imprescindível manter um diálogo aproximado da literatura com outros modos de construção estética que proponham estratégias de linguagem que dilatem as formas de compreensão, a exemplo dos textos publicitários. Nesse sentido, este projeto entende que ler poesia é também estabelecer diálogos. Por isso, as mediações no espaço escolar operam-se como fundamentais. São por essas vias que fazer frente a um projeto de leitura na escola é contribuir também para a formação de professores leitores de literatura, que engajados nas múltiplas possibilidades da poesia, aproximam o leitor das realizações possíveis da palavra. Portanto, buscar-se-á estabelecer oficinas de leitura poética, objetivando investigar se o haicai pode ser uma ferramenta importante para a mudança de planos de expressão denotativo/conotativo dos alunos do Ensino Fundamental II, cuja leitura literária precisa ser estimulada como um compromisso escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectHaicaipt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino Fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherleitores – Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleA palavra pelas palavras: o haicai como acesso ao texto literáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCF.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.