Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31507
Type: Dissertação
Title: Divulgação científica e cidadania nas páginas da revista Minas Faz Ciência Infantil
Authors: Manoel de Oliveira Silva
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Referee: Fabrício José Nascimento da Silveira
Second Referee: Alcenir Soares dos Reis
Third Referee: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
metadata.dc.contributor.referee4: Lorena Tavares de Paula
Abstract: O estudo apresentado analisou o trabalho de divulgação cientifica realizado pela Revista Minas Faz Ciência Infantil, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e sua contribuição para a popularização da ciência no Estado de Minas Gerais. Para isso os objetivos principais da pesquisa foram identificar o conceito de ciência expresso nos editoriais e nas temáticas abordadas nas edições; as possibilidades de construção da cidadania científica a partir da divulgação científica realizada pela revista; o discurso midiático como instrumento de tradução do conhecimento científico para o público da revista; os aspectos gráficos e iconográficos, utilizados como recursos de linguagem para a compressão dos temas abordados. Para embasamento da pesquisa, o referencial teórico levantado procurou levar em consideração os conceitos de divulgação científica e popularização da ciência; a informação como dever do Estado e como direito social, a construção da cidadania por meio dos processos educacionais e as características do discurso midiático. Tratando-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, foi eleito como corpus do estudo as edições publicadas nos meses de dezembro dos anos de 2015, 2016 e 2017, período em que houve a coleta, tanto por meio físico quanto por meio eletrônico, de reportagens, editoriais, entrevistas e fotografias publicadas pela revista e que se constituíram no material analisado. Os dados coletados foram organizados e classificados em uma tabela, levando em consideração os temas abordados, os títulos e a quantidade de reportagens por tema em cada edição da revista. A partir deste levantamento e da classificação, empreendeu-se uma análise considerando os critérios estabelecidos anteriormente, sendo os editoriais em primeiro lugar, seguidos das reportagens. A análise do material demonstrou que o conceito de ciência expresso pela revista Minas Faz Ciência Infantil passa pelo entendimento de que a ciência é uma atividade que está presente na vida diária das pessoas e confirmou a hipótese inicial da pesquisa de que o trabalho de divulgação científica realizado pela revista, em suas três edições publicadas até o momento contribui para a popularização da ciência. A abordagem e a utilização de recursos textuais e gráficos com o objetivo de facilitar a compreensão dos temas tratados nas reportagens aproximam o leitor do universo da ciência e abre possibilidades para a realização de uma ciência cidadã, onde o leitor pode se transformar em um agente que contribui para o desenvolvimento da própria ciência.
Abstract: The present study analyzed the scientific dissemination work carried out by the Minas Faz Children's Science Magazine, edited by the Foundation for Research Support in the State of Minas Gerais (FAPEMIG) and its contribution to the popularization of science in the State of Minas Gerais. For this the main objectives of the research were to identify the concept of science expressed in the editorials and in the topics addressed in the editions; the possibilities of building scientific citizenship from the scientific dissemination carried out by the journal; the media discourse as an instrument for translating scientific knowledge into the journal's public; the graphic and iconographic aspects, used as language resources for the compression of the topics covered. For the background of the research, the theoretical framework raised sought to take into account the concepts of scientific dissemination and popularization of science; information as a duty of the State and as a social right, the construction of citizenship through educational processes and the characteristics of media discourse. As an exploratory and descriptive research, the editions published in the months of December of the years of 2015, 2016 and 2017 were chosen as the corpus of the study, during which period the physical and electronic recording of reports were collected , editorials, interviews and photographs published by the magazine and which were constituted in the analyzed material. The data collected were organized and classified in a table, taking into account the topics covered, the titles and the number of reports per theme in each edition of the journal. From this survey and the classification, an analysis was carried out considering the previously established criteria, being the editorials first, followed by the reports. The analysis of the material demonstrated that the concept of science expressed by the magazine Minas Faz Children's Science goes through the understanding that science is an activity that is present in people's daily life and confirmed the hypothesis raised by the research project that the work of dissemination in the three editions published so far, contributes to the popularization of science. The approach and use of textual and graphic resources with the aim of facilitating the understanding of the topics treated in the reports bring the reader closer to the universe of science and opens possibilities for the realization of a citizen science where the reader can become an agent that contributes to the development of science itself.
Subject: Ciência da Informação
Divulgação científica
Ciência – Literatura infanto-juvenil
Cidadania
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31507
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.