Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/31514
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Comparação do desempenho em matemática e português na Prova Brasil de 2013 entre os alunos do 9° ano do município de Betim e do estado de Minas Gerais |
Autor(es): | Juliana Cristina da Silva Alves |
Primeiro Orientador: | Edna Afonso Reis |
Resumo: | Realizou-se neste trabalho uma análise exploratória dos dados relacionados aos resultados dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica através da Prova Brasil. Foram selecionados os alunos do 9º ano de escolas municipais de Betim e de Minas Gerais. Para desenvolvimento, procedeu-se uma análise descritiva para comparar o desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas municipais de Betim e de Minas Gerais, na Prova Brasil de 2013 e, relacioná-lo as características sociodemográficas e comportamentais consideradas relevantes para o aprendizado destes alunos. Através dos resultados encontrados conclui-se que os alunos do 9º ano encerram o Ensino Fundamental sem adquirir as habilidades necessárias para seu nível de ensino. Além disso, ao final da pesquisa, através dos modelos de regressão linear múltipla, fica evidente que o fator reprovação foi o que mais influenciou negativamente a proficiência em Leitura e em Matemática. E a variável “Seus pais incentivam você a ler?” apresentou comportamento incoerente com o esperado nos desempenhos em Português e em Matemática, em Minas Gerais. |
Abstract: | In the present study, an exploratory analysis of data related to the results of students in Portuguese Language and Mathematics was performed in the Basic Education Evaluation System through the Brazilian Test. The students of the 9th year of municipal schools in Betim and Minas Gerais were selected. For development, a descriptive analysis was carried out to compare the performance of the 9th grade students in elementary school, the municipal schools of Betim and Minas Gerais, in Prova Brasil 2013 and, relate it to sociodemographic and behavioral characteristics considered relevant for the learning of these students. Through the results found, it is concluded that 9th graders complete elementary school without acquiring the necessary skills for their level of education. Moreover, at the end of the research, through the models of multiple linear regression, it is evident that the failure factor was the one that most negatively influenced the proficiency in Reading and Mathematics. And the variable “Your parents encourage you to read?” presented behavior inconsistent with the expected performance in Portuguese and Mathematics, in Minas Gerais. |
Assunto: | Estatística Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Língua Portuguesa - Estudo e ensino Sistemas de escolas municipais - Betim (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA |
Curso: | Curso de Especialização em Estatística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31514 |
Data do documento: | 21-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JULIANA_PRONTO3.pdf | 7.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.