Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31514
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Comparação do desempenho em matemática e português na Prova Brasil de 2013 entre os alunos do 9° ano do município de Betim e do estado de Minas Gerais
Autor(es): Juliana Cristina da Silva Alves
Primeiro Orientador: Edna Afonso Reis
Resumo: Realizou-se neste trabalho uma análise exploratória dos dados relacionados aos resultados dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica através da Prova Brasil. Foram selecionados os alunos do 9º ano de escolas municipais de Betim e de Minas Gerais. Para desenvolvimento, procedeu-se uma análise descritiva para comparar o desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas municipais de Betim e de Minas Gerais, na Prova Brasil de 2013 e, relacioná-lo as características sociodemográficas e comportamentais consideradas relevantes para o aprendizado destes alunos. Através dos resultados encontrados conclui-se que os alunos do 9º ano encerram o Ensino Fundamental sem adquirir as habilidades necessárias para seu nível de ensino. Além disso, ao final da pesquisa, através dos modelos de regressão linear múltipla, fica evidente que o fator reprovação foi o que mais influenciou negativamente a proficiência em Leitura e em Matemática. E a variável “Seus pais incentivam você a ler?” apresentou comportamento incoerente com o esperado nos desempenhos em Português e em Matemática, em Minas Gerais.
Abstract: In the present study, an exploratory analysis of data related to the results of students in Portuguese Language and Mathematics was performed in the Basic Education Evaluation System through the Brazilian Test. The students of the 9th year of municipal schools in Betim and Minas Gerais were selected. For development, a descriptive analysis was carried out to compare the performance of the 9th grade students in elementary school, the municipal schools of Betim and Minas Gerais, in Prova Brasil 2013 and, relate it to sociodemographic and behavioral characteristics considered relevant for the learning of these students. Through the results found, it is concluded that 9th graders complete elementary school without acquiring the necessary skills for their level of education. Moreover, at the end of the research, through the models of multiple linear regression, it is evident that the failure factor was the one that most negatively influenced the proficiency in Reading and Mathematics. And the variable “Your parents encourage you to read?” presented behavior inconsistent with the expected performance in Portuguese and Mathematics, in Minas Gerais.
Assunto: Estatística
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Sistemas de escolas municipais - Betim (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Curso: Curso de Especialização em Estatística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31514
Data do documento: 21-Jun-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANA_PRONTO3.pdf7.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.