Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edna Afonso Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773191587995244pt_BR
dc.creatorJuliana Cristina da Silva Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706579579900774pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T16:51:44Z-
dc.date.available2019-12-11T16:51:44Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31514-
dc.description.abstractIn the present study, an exploratory analysis of data related to the results of students in Portuguese Language and Mathematics was performed in the Basic Education Evaluation System through the Brazilian Test. The students of the 9th year of municipal schools in Betim and Minas Gerais were selected. For development, a descriptive analysis was carried out to compare the performance of the 9th grade students in elementary school, the municipal schools of Betim and Minas Gerais, in Prova Brasil 2013 and, relate it to sociodemographic and behavioral characteristics considered relevant for the learning of these students. Through the results found, it is concluded that 9th graders complete elementary school without acquiring the necessary skills for their level of education. Moreover, at the end of the research, through the models of multiple linear regression, it is evident that the failure factor was the one that most negatively influenced the proficiency in Reading and Mathematics. And the variable “Your parents encourage you to read?” presented behavior inconsistent with the expected performance in Portuguese and Mathematics, in Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoRealizou-se neste trabalho uma análise exploratória dos dados relacionados aos resultados dos alunos em Língua Portuguesa e em Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica através da Prova Brasil. Foram selecionados os alunos do 9º ano de escolas municipais de Betim e de Minas Gerais. Para desenvolvimento, procedeu-se uma análise descritiva para comparar o desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, das escolas municipais de Betim e de Minas Gerais, na Prova Brasil de 2013 e, relacioná-lo as características sociodemográficas e comportamentais consideradas relevantes para o aprendizado destes alunos. Através dos resultados encontrados conclui-se que os alunos do 9º ano encerram o Ensino Fundamental sem adquirir as habilidades necessárias para seu nível de ensino. Além disso, ao final da pesquisa, através dos modelos de regressão linear múltipla, fica evidente que o fator reprovação foi o que mais influenciou negativamente a proficiência em Leitura e em Matemática. E a variável “Seus pais incentivam você a ler?” apresentou comportamento incoerente com o esperado nos desempenhos em Português e em Matemática, em Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherSistemas de escolas municipais - Betim (MG)pt_BR
dc.titleComparação do desempenho em matemática e português na Prova Brasil de 2013 entre os alunos do 9° ano do município de Betim e do estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JULIANA_PRONTO3.pdf7.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.