Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31515
Type: Tese
Title: Estudo histórico sobre a recepção da análise do comportamento de B. F. Skinner pelo campo educacional no Brasil (1961 – 1996)
Authors: Sérgio Domingues
First Advisor: Regina Helena de Freitas Campos
First Co-advisor: Carlos Augusto de Medeiros
First Referee: Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Second Referee: Érika Lourenço
Third Referee: Iza Rodrigues da Luz
metadata.dc.contributor.referee4: Eustáquio José de Souza Júnior
Abstract: O objetivo da pesquisa é apresentar um estudo histórico no qual se investigou o processo de recepção da Análise do Comportamento, ciência fundada por B. F. Skinner, pelo campo educacional no Brasil. O referencial teórico utilizado na realização da pesquisa baseou-se no conceito de recepção de teorias psicológicas. O conceito de recepção engloba os processos de acolhida e apropriação da teoria, seguido do intercâmbio entre a teoria em sua versão original e em sua versão acolhida e apropriada em um novo contexto. Esse conceito oferece subsídios teóricos para se investigar o modo como teorias psicológicas podem ser recebidas em contextos socioculturais distintos daqueles em que foram originalmente elaboradas. Nesta pesquisa, ao se investigar o processo de recepção da Análise do Comportamento pelo campo educacional no Brasil, foram analisadas a mensagem (conceitos e princípios de Análise do Comportamento), os emissores (autores que fundaram e divulgaram a teoria, casos de B. F. Skinner e Fred Keller) e os receptores da teoria (professores). O processo de recepção leva em conta, ainda, a problemática e os interesses intelectuais presentes no campo disciplinar no qual a teoria se insere. Neste caso são analisadas a problemática e os interesses intelectuais presentes no campo educacional brasileiro no período entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 e 1996, que configura o recorte temporal da pesquisa. A metodologia empregada consistiu-se na análise de quatro fontes: as edições da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP, publicadas entre 1961 e 1996, nas quais buscou-se identificar textos (artigos, resenhas, listas de bibliografias) que fizessem referência a Skinner e a tecnologia do ensino; a segunda fonte de pesquisa foram as ementas das disciplinas de Psicologia do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – UFV, nestas ementas foram identificados conceitos e princípios de Análise do Comportamento, os quais foram agrupados em intervalos de cinco anos, a partir do que procedeu-se uma análise quantitativa do número de conceitos e princípios presentes em cada período; a terceira fonte foram os planos de ensino das disciplinas da área de Psicologia e Educação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir dos quais buscou-se identificar em quais disciplinas a Análise do Comportamento era ensinada e quais as obras utilizadas no ensino de seus conceitos e princípios. A quarta fonte consultada foram professores que estiveram envolvidos com a recepção da Análise do Comportamento no campo educacional. Quatro professores foram entrevistados, de acordo com a metodologia da história oral. As entrevistas, após transcritas, foram transformadas em textos. Os procedimentos de análise de conteúdo orientaram a análise dos planos de ensino, assim como das entrevistas. Os resultados apontam que a Análise do Comportamento foi recebida pelo campo educacional no Brasil de modos distintos entre os anos de 1961 e 1996. Na década de 1960 até princípios da década de 1970, a recepção da Análise do Comportamento foi marcada pelas características pessoais dos professores que com ela tiveram os primeiros contatos, destacando-se o papel de professores interessados em uma Psicologia científica e que estiveram envolvidos com concepção política de esquerda, sendo partidários de uma Pedagogia Libertadora. A partir da década de 1970, após a Reforma Universitária, de 1968, e a Reforma do Ensino Médio, em 1971, ocorre uma mudança na problemática da Educação nacional, que passa a ser a formação docente mais técnica e a gestão educacional atrelada a teoria do capital humano. Nesse período, entre o início dos anos de 1970 e a primeira metade da década de 1980, os interesses intelectuais se voltam para as chamadas tecnologias do ensino. Essas mudanças no campo educacional levaram a uma apropriação da Análise do Comportamento, aumentando o interesse pela tecnologia derivada de seus conceitos e princípios. Cresce nesse momento o interesse pela Instrução Programada e pela tecnologia do ensino, dando origem ao que alguns autores definem como concepção pedagógica tecnicista. A partir da segunda metade da década de 1980, as mudanças políticas ocorridas no país, juntamente com a emergência de teorias de viés mais sociológico, como as teorias críticas em Educação, representada na Psicologia pela Psicologia Escolar Crítica, levaram a uma crítica veemente à Análise do Comportamento, como uma teoria que serviu de base para o tecnicismo pedagógico, levando ao quase desaparecimento da Análise do Comportamento do debate educacional. Nesse período, início dos anos de 1990, foi fundada a Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental – ABPMC, e o desenvolvimento da ciência do comportamento passou a ser discutido dentro de seu próprio campo, levando a um isolamento cada vez maior da teoria, gerando um distanciamento entre os dois campos disciplinares: Análise do Comportamento e Educação. Conclui-se que a Análise do Comportamento nem sempre foi recebida pelo campo educacional no Brasil como partidária de uma perspectiva pedagógica tecnicista, tendo sido inicialmente recebida como uma teoria compatível com concepções pedagógicas libertadoras, comprometida com a análise dos determinantes sociais que modelam os comportamentos das pessoas. Só posteriormente, a partir de mudanças no campo educacional, é que ocorreu uma forma tecnicista de apropriação da Análise do Comportamento, frequentemente a partir de interpretações equivocadas da teoria. Essa forma de recepção foi criticada, levando ao afastamento da Análise do Comportamento do debate educacional, provocando seu isolamento enquanto campo disciplinar a partir dos anos de 1990.
Abstract: The main goal of this research is to present a historical study in which it was investigated the process of response from Behavioral Analysis, science founded by B. F. Skinner, in Brazil’s educational field. The theoretical framework used in the making of this research was based upon the concept of psychology theories response. The concept of response, includes the acceptance and theoretical appropriation, followed by a exchange the original theory and it’s new accepted and appropriated version in a new context. This approach allows theoretical benefits to investigate the way psychological theories can be received in sociocultural environments that differ from the ones they were originally elaborated on. On this research, when evaluating the response to the Behavioral Analysis in Brasil’s educational field process. The message (concepts and principles of Behavioral analysis), the emitters (writers who founded and disseminated the theory, such as B.F. Skinner and Fred Keller) and the ones who received it (professors) were analyzed. The process of response takes in consideration, still, the problematic and intellectual interests present in the disciplinary field in which the theory is inserted. In this case the problematic and the intellectual interests in the Brazilian educational field in the period between the National Education Guidelines and Bases Act of 1961 and 1996 are analyzed, what explains and it’s showed as the time frame for this research. The applied methodology consisted of the analysis of four sources: the editions of the Brazilian Journal of Pedagogical Studies - RBEP, published between 1961 and 1996, in which were sought to identify texts (articles, reviews, lists of bibliographies) that made reference to Skinner and teaching technology; The second source of research was the syllabus of Psychology subjects of the Pedagogy course of the Federal University of Viçosa - UFV, in these syllabus were identified concepts and principles of Behavior Analysis, that were grouped at five-year intervals. From this we proceeded a quantitative analysis of the number of concepts and principles present in each period in teacher training; the third source was the teaching plans of the subjects of Psychology and Education of the Pedagogy course offered at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais, from which was sought to identify in which disciplines Behavior Analysis was taught and which works were used in the teaching of its concepts and principles. The fourth source consulted was professors who were involved in receiving the Behavior Analysis in the educational field. Four professors were interviewed according to the oral history methodology. The interviews, after transcribed, were transformed into texts. The content analysis procedures guided the analysis of the teaching plans, as well as the interviews. The results indicate that the Behavioral Analysis was received by the educational field in Brazil in different ways between 1961 and 1996. From the 1960s until the early 1970s, the reception of Behavior Analysis was marked by the personal characteristics of the teachers who had first contact with it, highlighting the role of teachers interested in a scientific psychology and who were involved with left-wing political movements, in favor of a liberating pedagogical conception. From the 1970s, after the 1968 University Reform and the High School Reform in 1971, there was a change in the problematics of national education, which became more technical teacher education and educational management linked to the theory of the human capital. During this period, between the early 1970s and the first half of the 1980s, intellectual interests turned to so-called teaching technologies. These changes in the educational field led to an appropriation of Behavioral Analysis, increasing the interest in technology derived from its concepts and principles. The interest in Programmed Instruction and teaching technology is growing at this moment, giving rise to what some authors define as a technicist pedagogical conception. From the second half of the 1980s onwards, political changes occurred in the country, along with the emergence of more sociological bias theories, such as critical theories in Education, represented in Psychology by the School of Critical Psychology, led to a vehement critique of Behavior Analysis, as a theory that served as the basis for pedagogical technicism, leading to the near disappearance of Behavior Analysis from the educational debate. During this period, in the early 1990s, the Brazilian Association of Psychotherapy and Behavioral Medicine (ABPMC) was founded, and the development of behavioral science began to be discussed within its own field, leading to an increasing isolation of the theory, generating a gap between the two disciplinary fields: Behavior Analysis and Education. It is concluded that the Behavior Analysis was not always received by the educational field in Brazil as part of a technical pedagogical perspective, having initially been received as a theory compatible with liberating pedagogical conceptions, committed to the analysis of the social determinants that shape the behaviors of people. Only posteriorly, from changes in the educational field, did a technicist form of appropriation of Behavior Analysis occur, often from misinterpretations of the theory. These misconceptions became the target of criticism of the so-called critical theories in education, leading to the removal of Behavioral Analysis from the educational debate, causing its isolation as a disciplinary field from the 1990s.
Subject: Behaviorismo (Psicologia)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31515
Issue Date: 26-Aug-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE VERSÃO FINAL.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.