Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31643
Tipo: Tese
Título: Importância da utilização da hemocultura de refluído e cultura da ponta de cateter para diagnóstico da sepse relacionada a cateter venoso central no período neonatal
Autor(es): Janita Ferreira
primer Tutor: Roberta Maia de Castro Romanelli
primer Co-tutor: Paulo Augusto Moreira Camargos
primer miembro del tribunal : Márcia Gomes Penido Machado
Segundo miembro del tribunal: Mônica Ribeiro Canhestro
Tercer miembro del tribunal: Rosilu Ferreira Barbosa
Cuarto miembro del tribunal: Anatércia Muniz Miranda Hoffmann
Resumen: Objetivo- O estudo objetiva avaliar os critérios para diagnóstico da sepse relacionada a cateter (SRC) em neonatologia, com a comparação do uso da hemocultura de sangue refluído do cateter venoso central (CVC) e da cultura da ponta do CVC, bem como avaliar a associação entre a coleta do sangue refluído de cateter e a ocorrência de eventos adversos (EA). Método – Estudo de coorte prospectivo, realizado de 2012 a 2018, em Unidade Neonatal de referência. Foram incluídos todos os neonatos que utilizaram CVC e identificados todos os episódios de SRC. Foram avaliados a sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo (VPP), o valor preditivo negativo (VPN) e a acurácia da hemocultura de refluído e da cultura da ponta de CVC. Para avaliar associação entre a coleta de sangue refluído e a ocorrência de EA foi utilizado o teste X2. Resultados- Foram acompanhados 1.983 recém-nascidos, dos quais 1.495 (75,39%) fizeram uso de CVC e foram incluídos no estudo. Foram notificados 399 episódios de sepse, dos quais 105 episódios foram considerados SRC. Na comparação entre os critérios, o sangue refluído apresentou sensibilidade, especificidade, VPP, VPN e acurácia de 81,8%, 100,0%, 100%, 92,3% e 94,3, respectivamente. A ponta de CVC apresentou sensibilidade, especificidade, VPP, VPN e acurácia de 23,9%, 100%, 100%,74,2% e 76,1%, respectivamente. Foram notificados 209 EA com cateteres, sendo que não foi identificada associação entre a coleta de sangue refluído e a ocorrência de EA (teste X2; p=0,625). Conclusão- Observou-se maior identificação de casos de SRC e maior acurácia com o uso da hemocultura de sangue refluído de CVC, com maior sensibilidade em comparação com a cultura da ponta de cateter, sem evidências de associação com a ocorrência de eventos adversos.
Asunto: Sepse
Infecções relacionadas a cateter
Hemocultura
Recém-nascidos
Neonatologia
Diagnóstico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31643
Fecha del documento: 12-ago-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE_JANITA_FERREIRA.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.