Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandro de Arruda Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8733826299718399pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Egnalda Pereira da Silva Pimentapt_BR
dc.contributor.referee1Witor Wolfpt_BR
dc.contributor.referee2Vicente Tadeu Lopes Buonopt_BR
dc.creatorRenata da Costa Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118438190215898pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T19:27:13Z-
dc.date.available2019-12-27T19:27:13Z-
dc.date.issued2019-11-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31684-
dc.description.abstractThe demand for car weight reduction has increased the use of high-strength steels, due to the need to reduce fuel consumption and improvement of the safety conditions. In order to obtain parts of complex geometries, a process was developed in which the stamping occurs in high temperature, called hot stamping (HS).The Zn-Fe (GA) coated boron steels developed by Usiminas have been showing good results in the tests performed. In this study the corrosion resistance of three GA coating thicknesses (6 µm, 8 µm and 11 µm per side) after the hot stamping process was evaluated. Independent of the type of corrosion test performed, as much larger the initial coating layer (before hot stamping), the lower will be the corrosion advance and/or paint peeling. The Zinc acted as an anode in the system created and was corroded rather than iron. The greater the amount of zinc, the greater the protective capacity and the longer it will take for substrate corrosion to begin.pt_BR
dc.description.resumoA demanda pela redução de peso dos automóveis, obtida pela redução da espessura dos aços utilizados, tem levado ao uso intensivo de aços de alta resistência. Para permitir a obtenção de peças de geometrias complexas a partir desses aços, foi desenvolvido o processo no qual a estampagem ocorre a altas temperaturas, chamado de estampagem a quente (EQ). Os aços ao boro com revestimento Zn-Fe (GA), desenvolvidos pela Usiminas, vêm apresentando bons resultados em testes realizados pela indústria automotiva. Neste estudo, foi avaliada a resistência à corrosão de três espessuras de camada de revestimento GA (6 μm, 8 μm e 11 μm) após os processos de EQ, fosfatização e pintura. Independente do tipo de ensaio de corrosão realizado, quanto maior a espessura inicial do revestimento, menor o avanço da corrosão e/ou do desplacamento de tinta. Os valores obtidos são inferiores aos normalmente exigidos pela indústria automotiva para aços pintados apenas com e-coat. A partir desses resultados, é possível inferir que as três condições avaliadas atenderiam às aplicações desse segmento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAço ao boropt_BR
dc.subjectGalvannealedpt_BR
dc.subjectEstampagem a quentept_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subject.otherEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.subject.otherMetalurgia físicapt_BR
dc.subject.otherAço - Corrosãopt_BR
dc.subject.otherEstampagem (Trabalhos em metal)pt_BR
dc.titleEfeito da espessura de camada do revestimento galvannealed (GA) sobre a resistência à corrosão de um aço ao boro conformado a quentept_BR
dc.title.alternativeGalvannealed coating (GA) layer thickness effect on the corrosion resistance of a hot stamping steelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo como Dissertação - Renata da Costa Moreira.pdf932.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.