Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31767
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O programa Escola Integrada e o Plano Nacional de Educação: os desafios da Política Pública de Educação Integral de Belo Horizonte
Autor(es): Fernando Henrique Vago Pimentel
Primeiro Orientador: Simone Evangelista Fonseca
Primeiro membro da banca : Ana Flávia Rezende
Segundo membro da banca: Ricardo Augusto Oliveira Santos
Resumo: Este artigo busca apresentar a política pública de educação integral da Prefeitura municipal de Belo Horizonte (PBH) com base na análise da implantação do Programa Escola Integrada (PEI). Para tal, considerou-se os aspectos legais e as principais publicações sobre o tema. O objetivo deste estudo é apresentar as principais característica da proposta implantada no munícipio e relacionar o desenvolvimento do PEI com cumprimento da meta 6 proposta pelo Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024). Além disso, pretende-se apresentar alguns dos principais desafios presentes na política e que foram levantados pelos principais estudos analisados sobre o tema. Para desenvolver o estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso acerca da experiência de Belo Horizonte. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica, a análise de documentos e consultas aos sistemas de gestão disponíveis na intranet da PBH. Entre os principais autores consultados destacam-se os estudos de Resende (2012), Silva (2013), Braga (2015) e também de Andrade (2016). Os resultados deste estudo mostraram que com relação a meta 6 do PNE a experiência de Belo Horizonte já supera as metas propostas para o ano de 2024. A Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte oferece o atendimento em tempo integral em todas as 177 escolas de ensino fundamental e atende aproximadamente 46,35% dos estudantes matriculados nessa modalidade de ensino. Como principais desafios a serem superados, destaca-se a ausência de infraestrutura adequada, a baixa qualificação dos profissionais que atuam no programa, as condições de trabalho precárias desses profissionais, a ausência de uma proposta pedagógica clara com relação as oficinas desenvolvidas, ausência de diálogo da proposta com o projeto político pedagógico das escolas e também a dificuldade de integração entre os profissionais do PEI com os demais professores do ensino regular.
Abstract: This article aims to present the public policy of integral education of the Belo Horizonte City Hall (PBH) based on the analysis of the implementation of the Integrated School Program (PEI). For that, we considered the legal aspects and the main publications on the subject. The objective of this study is to present the main characteristics of the proposal implemented in the municipality and to relate the development of the IEP in compliance with the goal 6 proposed by the National Education Plan (PNE / 2014-2024). In addition, it intends to present some of the main challenges present in the policy and that were raised by the main studies analyzed on the subject. To develop the study, a qualitative research was carried out, a case study about the Belo Horizonte experience. The methods used were the bibliographic review, the analysis of documents and queries to the management systems available in the PBH intranet. Among the main authors consulted are studies by Resende (2012), Silva (2013), Braga (2015) and also by Andrade (2016). The results of this study showed that in relation to goal 6 of PNE the experience of Belo Horizonte already exceeds the goals proposed for the year 2024. The Belo Horizonte Municipal Education Network offers full-time attendance in all 177 schools and attends approximately 46.35% of the students enrolled in this type of education. The main challenges to be overcome include the lack of adequate infrastructure, the low qualification of the professionals who work in the program, the poor working conditions of these professionals, the absence of a clear pedagogical proposal regarding the workshops developed, absence of dialogue of the proposal with the political pedagogical project of the schools and also the difficulty of integration between the professionals of the IEP with the other teachers of the regular education.
Assunto: Administração pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal(EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31767
Data do documento: 11-Mai-2019
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