Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31828
Type: Tese
Title: Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
Authors: Priscilla de Queiroz Duarte
First Advisor: Fernando Antonio Mencarelli
First Co-advisor: Tatiana da Motta Lima Ramos
First Referee: Cassiano Sidow Quilici
Second Referee: Daniel Reis Plá
Third Referee: Mônica Medeiros Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Mauro Rodrigues
Abstract: A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção.
Abstract: The present research is a reflection on the artistic maturity, from the experience of four European actors, all over sixty years old, who formed between the years 1960-1970, and who work in a laboratory dimension, that relates to the work on oneself. A connection between this maturity and the tensions that arise with the contemporary “rithmless” times is established. The four actors are: Iben Nagel Rasmussenen, Odin Teatret (Denmark), Beppe Chierichetti and Luigia Calcaterra, Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and François Kahn (France). The theme of the research is related with the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), performed by the researcher, from the novel A Caverna (The Cave), by José Saramago, under the guidance of François Kahn. In the first chapter, a discussion on the relationship between fiction and reality unfolds, and also on the question of the Subject as self and of self-cultivation. The concepts of artist and craftsman in Mario de Andrade, and of craftsman and well-done work, in Richard Sennett are posed. The artistic maturity by Constantin Stanislavski is highlighted, as well as the concept of flower in the various stages of the life of a nō actor, from Motokyio Zeami. Finally, the notion of presence of the actor in the contemporary scene is discussed. In the second chapter the historical contexts around Theatre Laboratories of the 1960s and 1970s in Europe, and specifically that of the groups or realities in which the actors participating in the research worked is highlighted: Odin Teatret (Denmark), Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and the several activities of François Kahn, from parateatro (Poland), with Jerzy Grotowski to Camera Theatre (Italy and France). The third chapter presents four proposals for the maturity of the actor in the third millennium, associated to the subjects participating in the research: Iben Nagel Rasmussen, transparency; François Kahn, silence; Beppe Chierichetti, vulnerability and Luigia Calcaterra, abandonment. The fourth chapter presents the feeling as a possible quality that guides the trajectory of the researcher and the choice of the word as the main expressive vehicle for the scene. Finally, the adaptation of the novel A Caverna (The cave), from José Saramago to the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), under the guidance of François Kahn, is discussed, reflecting on the option for fiction.
Subject: Atores
Representação teatral
Teatro - Séc. XX-XXI
Teses EBA
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31828
Issue Date: 12-Apr-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdfAberto103.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons