Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31832
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise de produtividade na construção civil - estudo de caso da atividade de alteamento de barragem por meio do método “measured miles”
Título(s) alternativo(s): Productivity analysis in civil construction - case study of dam raising activity by measured miles method
Autor(es): Maísa de Moraes Corrêa Alves
Primeiro Orientador: Marys Lene Braga Almeida
Primeiro membro da banca : Sidnea Eliane Campos Ribeiro
Resumo: O atraso na execução de obras civis de engenharia e construção tem ocorrido com frequência no Brasil. Esse atraso pode ser de responsabilidade tanto da contratada, quanto da contratante, sendo causado por vários fatores, os quais, em sua maioria, refletem na produtividade da obra. A qualificação e a quantificação da produtividade na construção civil podem ser realizadas por meio de vários métodos, dentre eles, o mais usual é conhecido como “Measured Miles” (produtividade natural). Esse método consiste na comparação entre um período claramente impactado e outro sem impacto, ambos com realização de trabalhos semelhantes. O objetivo do trabalho foi analisar a produtividade na atividade de alteamento de barragem, por meio do método “Measured Miles”. Após os últimos acontecimentos envolvendo barreiras artificiais, nota-se que a construção civil está pouco habituada às medições, se tornando deficiente de dados que possam fornecer aos gerentes as informações relacionadas ao desempenho atual das barragens. Dessa maneira, o controle da produtividade se insere nessa vertente da construção civil não apenas como um medidor de desempenho de mão de obra, mas também como um fator benéfico ao aperfeiçoamento dos processos de execução de barreiras artificiais. Com o intuito de alcançar o objetivo, fez-se necessário identificar os métodos construtivos de uma barragem, estudar os períodos de possíveis perdas de produtividade da obra por meio de levantamento de registros e, por fim, comparar os registros encontrados e a produtividade calculada para cada período. Ao fim da análise observou-se que houve um impacto no alteamento da barragem devido à redução da praça de trabalho, uma vez que ocorreu atraso na atividade de injeção. Além disso, após o nivelamento das cotas, identificou-se um aumento de 61% na produtividade dos recursos utilizados na execução do aterro compactado da estrutura construída pelo método à jusante.
Assunto: Construção civil
Barragem
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Curso: Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31832
Data do documento: 14-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Maísa M. C. Alves.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.