Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31907
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Protagonismo da mulher no parto: uma intervenção através da educação permanente
Autor(es): Tacilane do Socorro Rocha de Almeida
Primeiro Orientador: Cristiane de Cássia Santos Rodrigues
Primeiro membro da banca : Tatiana Calandrini
Segundo membro da banca: Allana dos Reis Corrêa
Resumo: As intervenções obstétricas e o domínio do corpo feminino transferem para o cenário do parto e nascimento o modelo de atenção cercado por tecnologia, com consequente perda do protagonismo da mulher sobre o fenômeno da parturição. A partir do século XX, com base em estudos que apontavam grandes índices de morbidade e mortalidade materna e neonatal, bem como de intervenções e cesarianas desnecessárias, os movimentos sociais e de mulheres fomentaram modificações políticas significativas no avanço à saúde da mulher. Nesse contexto o Brasil passou direcionar políticas publicas mais abrangentes que atenderiam para além do biológico e menos intervencionista proporcionando a mulher vivenciar seu parto novamente com autonomia, a exemplo o programa Humanização do Parto e Nascimento; o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e, mais recentemente a Rede Cegonha, visando a mudança do modelo assistencial na atenção obstétrica, especialmente pela incorporação das práticas baseadas em evidências científicas. Tais mudanças proporcionaram a inserção da Enfermagem como importante agente de transformações, uma vez que tem por sua essência uma assistência holística baseada em práticas não intervencionista. Porém mesmo diante das modificações no âmbito assistência obstétrica é possível constatar que o protagonismo da mulher no parto não é uma realidade hegemônica, ocasionando prejuízos na saúde materna e neonatal. Vislumbrando modificar esse cenário buscou-se intervir através de oficina educativa junto a equipe de enfermagem atuante diretamente na assistência ao parto em uma maternidade publica no Estado do Amapá. A intervenção permitiu reflexão da equipe a respeito da temática, e espera-se que se fomentem qualificações na assistência obstétrica, bem como que o processo de educação em saúde aos trabalhadores do SUS se torne mais concreto na instituição estudada.
Abstract: Obstetric interventions and the female body the domain transferred to the birthing scene and the birth care model surrounded by technology, with consequent loss of the role of women on the parity phenomenon. From the twentieth century, based on studies which showed great morbidity and maternal and neonatal mortality, as well as interventions and unnecessary cesareans, social movements and women have fostered significant policy changes to advance women's health. In this context Brazil has direct more comprehensive public policies that would meet beyond the biological and less interventionist providing women experiencing your birth again with autonomy, like the program Humanization of Childbirth; the National Pact to Reduce Maternal and Neonatal Mortality and more recently the Stork Network, aiming to change the care model in obstetric care, especially the incorporation of practices based on scientific evidence. These changes allowed the insertion of Nursing as an important agent of transformation, since it has essentially by a holistic assistance based on non-interventional practice. But even before the changes under obstetric care it is clear that the role of women in childbirth is not a hegemonic reality, which compromised maternal and newborn health. Gleaming change this scenario sought to intervene through educational workshop with the active nursing staff directly in assisted birth in a maternity publishes the State of Amapá. The intervention team allowed reflection on the theme, and is expected to be promoted qualifications in obstetric care and the education process in the SUS health workers become more concrete in the study.
Assunto: Parto
Enfermagem Obstétrica
Educação em Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31907
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

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