Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Júlio Emílio Diniz-Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1445205960101729pt_BR
dc.creatorCarolina Pasqualini de Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4248930580542347pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T20:55:02Z-
dc.date.available2020-01-16T20:55:02Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31947-
dc.description.abstractThis thesis has analyzed the possibility of creating “hybrid spaces” for teacher education in the Programa Escola Integrada (PEI, a Full-Time Education Program), developed through a partnership between municipal schools and public and private universities in Belo Horizonte, Brazil. As defined by Zeichner, teacher education should provide a space in which there is a dialogue between professors at the university (academy) and schoolteachers (elementary, middle and high school education), as well as with the community in which the school is located to provide a meeting point between practical and theoretical knowledge, the so-called “hybrid space” for teacher education. Thus, the following research question has guided this study: Does this program constitute a hybrid space for teacher education, as defined by Zeichner? The PEI has been taken as a suitable field for carrying out the research, given its proposal of dialogue between the university, the school and the community, as well as a simultaneous theoretical and practical training. At PEI, the undergraduate students (called “monitores”) act as educators in the Program, under the supervision of university professors and schoolteachers (coordinators of the Program at the participating schools) during their teacher education process. In this way, it has been asked to what extent this experience constitutes a “hybrid space” of teacher education. A single case study has been carried out at a municipal public school in Belo Horizonte. Observations at a municipal school have been made about how PEI works, as well as interviews with people who have been worked there and two professors from the university where the undergraduate students study – one of them being the “mentor”. Data analysis was based upon Bardin (1977) and the categorization was done after the transcription, based upon the topics covered during the interviews, and other categories appeared after the analysis of the field notes. After this academic investigation, it has been possible to conclude that the PEI experience does not constitute a “hybrid space” of teacher education. Even so, it has been found that participation in the Program can contribute to the education of future teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se propôs investigar a possibilidade de constituição de espaços híbridos de formação de professores no Programa Escola Integrada (PEI), desenvolvido por meio de uma parceria entre escolas municipais da Prefeitura de Belo Horizonte e Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas. Conforme definido por Zeichner, a formação acadêmico-profissional de professores deve prever um espaço no qual haja um diálogo entre educadores da universidade (academia), da escola (educação básica) e da comunidade na qual a escola está inserida para proporcionar um ponto de encontro entre saberes práticos e teóricos, o chamado “espaço híbrido de formação de professores”. Assim, a seguinte pergunta orientou esta pesquisa: o Programa Escola Integrada (PEI) se constitui em um “espaço híbrido de formação de professores”, como definido por Zeichner? Compreendeu-se o PEI como um campo adequado para a realização desta investigação acadêmica, dada sua proposta de diálogo entre a academia, a escola e a comunidade, além de uma formação teórica e prática simultânea. No PEI, o graduando (monitor bolsista) atua enquanto regente sob a tutela de professores universitários e da educação básica (professor da rede municipal, coordenador do Programa), durante o seu processo de formação acadêmico-profissional. Dessa maneira, indagou-se em que medida essa vivência que ocorre no PEI constitui-se em um “espaço híbrido de formação de professores”. Realizou-se um estudo de caso único em uma escola municipal de Belo Horizonte. Foram realizadas observações sobre o funcionamento do PEI nessa escola, no turno da tarde, bem como entrevistas com os sujeitos que nela atuavam e duas docentes da IES da bolsista– sendo uma delas a orientadora. A análise dos dados foi fundamentada em Bardin (1977) e a categorização foi feita após a transcrição, pautando-se em temas abordados nos roteiros de entrevistas, sendo que outras categorias surgiram após a análise do caderno de campo. Após a realização desta investigação acadêmica, percebeu-se que a experiência do PEI na escola investigada não se constituiu de fato um “espaço híbrido de formação”. Ainda assim, verificou-se que a participação no Programa contribuiu para a formação de futuros professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEspaços híbridospt_BR
dc.subjectPrograma escola integradapt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Treinamentopt_BR
dc.subject.otherProgramas de aperfeiçoamento escolarpt_BR
dc.subject.otherEducação e Estado -- Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleO programa escola integrada como possibilidade de construção de espaços híbridos de formação docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons