Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/31960
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | César Geraldo Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9926848004850250 | pt_BR |
dc.creator | Victor Ribeiro Guimarães | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798820921104146 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T11:24:31Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T11:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31960 | - |
dc.description.resumo | Ao estudar algumas figurações da cultura hip hop no cinema brasileiro recente, este trabalho busca formular uma visada teórico-metodológica sobre o estatuto político do documentário contemporâneo. A partir do vínculo entre a materialidade da escritura fílmica, suas conexões com as cenas da vida social e os modos de engajamento do espectador solicitados pelos filmes, a dissertação investiga as potencialidades e os dilemas dos gestos políticos inventados pelos documentários Aqui favela, o rap representa (Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003) e L.A.P.A (Cavi Borges e Emílio Domingos, 2007). Elegendo a mise-en-scène e a montagem como operadores analíticos, o estudo pergunta pelas chances que os filmes têm de intervir – ainda que de modo intermitente – sobre as escritas dominantes do cinema e as cartografias hegemônicas do mundo, engendrando formas dissensuais de ocupação do espaço e do tempo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema documentário | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Espectador | pt_BR |
dc.subject | Hip hop | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação | - |
dc.subject.other | Cinema | - |
dc.subject.other | Estética | - |
dc.title | A intermitência política do documentário: figurações do Hip Hop no cinema brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Victor Guimarães 2013 FINAL.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.