Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alfredo Luis Martins Lameirão Mateuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957196350399649pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciano de Almeida Pereirapt_BR
dc.creatorMaíra Viterbo Oliveira Dos Anjospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780272687824606pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T19:08:00Z-
dc.date.available2020-01-17T19:08:00Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31979-
dc.description.abstractIn this work we describe the design and evaluation of a didactic sequence (DS) for teaching in a secondary level course for Chemistry Technicians. The DS was based on a four phase framework for teaching and follows a STS (Science Technology and Society) approach. The central theme of the DS is water quality of a local lake. Seven activities were proposed in the sequence, including seminar presentations, technical visits and an experimental part where the students analysed several parameters to determine the quality of the water sampled at the local lake. The students written output was evaluated in order to discover problems in the DS and suggest its redesign. We consider that the proposed DS can contribute positively to the insertion of a STS approach in professional education, while still considering the relevance of the teaching of professional techniques and Chemistry content.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho iremos descrever a elaboração e avaliação de uma sequência didática (SD) voltada para o ensino profissional de Química. Esta SD foi elaborada se apoiando nas 4 fases do ensino (problematização inicial, desenvolvimento da narrativa do ensino, aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi apreendido) e seguiu uma abordagem CTS utilizando como problematização a questão da qualidade da água em um corpo d'água local. A sequência foi aplicada em um colégio técnico e as atividades foram realizadas em sala de aula (seminários, questionários e textos), em visitas técnicas e no laboratório. A SD inclui uma parte experimental onde os estudantes analisaram diversos parâmetros para determinar a qualidade da água coletada na Lagoa da Pampulha. A produção dos estudantes foi avaliada visando localizar problemas na formulação da SD para sua posterior reformulação. Consideramos que a SD proposta pode contribuir de maneira positiva para a inserção de temas sociocientíficos e uma abordagem CTS no ensino profissional, sem deixar questões relacionadas ao conteúdo de Química e o ensino das técnicas profissionais de lado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subjectQualidade da águapt_BR
dc.subjectEnsino de química analíticapt_BR
dc.subjectEnsino de química ambientalpt_BR
dc.subject.otherQuimica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.otherÁgua -- Qualidadept_BR
dc.subject.otherEnsino técnico -- Prática de ensinopt_BR
dc.titleSequência didática sobre qualidade da água: condições de produção e uso para o ensino profissional em químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRODUTO.pdf915.91 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação Maíra Viterbo correta.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons