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http://hdl.handle.net/1843/31985
Type: | Dissertação |
Title: | Trabalho e educação nas atividades dos técnicos de segurança no trabalho : prevenção, prescrições e fazer educativo na análise de trajetórias profissionais |
Authors: | Renato Silva dos Santos |
First Advisor: | Geraldo Márcio Alves dos Santos |
Abstract: | Através da análise das trajetórias de técnicos de segurança do trabalho, essa pesquisa estudou as atividades desenvolvidas por eles, nos relatos das suas interações com os trabalhadores, inclusive nas ações que se articulavam em práticas educativas. Partiu-se do entendimento da centralidade do trabalho como categoria principal, e através da abordagem ergológica da atividade humana, fizemos um estudo qualitativo, de natureza descritivo-exploratória, que se utilizou de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, e da análise de conteúdo para o tratamento das informações levantadas. Seus ensinamentos vão além das salas de aula, atravessando todos os espaços produtivos, pois estão na linha de frente dos processos de saúde e segurança, em contato próximo com os executantes das tarefas, nas diversas situações e momentos do trabalho. Existe uma variabilidade presente não só entre as diversas atividades econômicas, mas também entre as formas como são organizados os processos produtivos, tudo isso refletindo no fazeres nos temas relacionados ao trabalho. Utilizando o olhar ergológico discutiu-se a relação entre a atividade dos técnicos e seu saber fazer, as demandas de prescrição que lhe são exigidas pelas organizações e como se dá a sua conformação ao trabalho prescrito. Percebeu-se o predomínio de uma visão focada no comportamento individual, que termina por orientar suas interpretações na segurança e podem chegar a limitar sua intervenção, dificultando a construção de alternativas. Buscou-se compreender em que medida a formação escolar pode contribuir para essa prática educativa. Vimos como é pouca a orientação escolar que recebem sobre os processos que desenvolverão, e que muito das vezes,desconhecem os fundamentos de um processo formativo. Percebeu-se que os técnicos precisam construir essa dimensão educadora na rotina do dia-a-dia, e que suas ações se ressentem dessa pouca preocupação com a sua formação pedagógica. Acredita-se que ao conhecer os saberes e as estratégias desenvolvidas pelos técnicos, poderemos auxiliar no desenvolvimento de propostas para sua formação, ampliando sua capacitação e diminuindo suas limitações. Então, com as habilidades de educadores no trabalho ampliadas, poderão contribuir mais efetivamente na redução do número de mortes e acidentes de trabalho no país. |
Abstract: | ABSTRACTThroughout the analysis of labor safety technician’s course through time, thisresearch studied the activities developed by them, in interpersonal relationships,including actions that were articulated within their educational roles. Starting fromwork as our main category, and though an ergological approach towards the humanactivity, we conducted a quality study, descriptive-exploratory in nature, using semi-structured interviews as a means to collect data and make a treatment analysis of theraised content. This study intends to show that labor safety technician’s educationalrole goes beyond the traditional classroom environment and manages to reach alltypes of productive spaces, hence the fact they are at the forefront of health andsafety processes, in close contact all sorts of tasks performers, in the differentsituations and positions as workers. There is a variability present not only betweenthe various economic activities, but also between the ways in which the productionprocess is organized, and all of that reflects directly on the way of working and on theother themes related to work itself. From an ergological point of view, this researchtried to establish and discuss the correlation between the technicians’ activity and itsknow-how, and the connection between the demands of prescription that wererequired by the organizations and how it met the prescribed work. It was noticed thepredominance of a vision focused on individual behavior, which ends up misleadingtheir interpretations about security and may limit their intervention, making it difficultto construct alternatives. We sought to understand the extent to which schooleducation can contribute to this educational practice. We have seen how little theschool instruction is, the same one that subordinates the processes they develop,and that most of the times, they appear to be clueless of the foundations of theeducational process. It was noticed that the technicians have to build this educativedimension in their daily routine and that nowadays their actions show little concernwith their pedagogical formation. It is believed that by knowing the cognition processand the strategies developed by the technicians, we would be able to help in thepromotion of new proposals for their formation, expanding their capabilities andreducing their limitations. Then, with the improvement of their skills as workeducators, labor safety technicians can contribute more effectively in reducing thenumber of deaths and accidents related to work all over the country. |
Subject: | Segurança do trabalho Educação para o trabalho Prevenção de acidentes Segurança do trabalho -- Treinamento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/31985 |
Issue Date: | 28-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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