Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32033
Tipo: Tese
Título: Mobilidade urbana na Grande São Paulo: deslocamento pendular para trabalho, tipologia socioeconômica, migração e diferenciais de rendimento
Autor(es): Verônica de Castro Lameira
primer Tutor: André Braz Golgher
Resumen: Esta tese apresenta três ensaios que exploram diferentes dimensões da mobilidade pendular para trabalho na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) a partir dos microdados do Censo Demográfico Brasileiro de 2010. O argumento principal que permeia toda a discussão desenvolvida ao longo da tese é de que o processo de urbanização e metropolização pelo qual passou a RMSP corroboraram para que se conformasse o urbano que atualmente vemos enfrentando os gargalos no âmbito da mobilidade urbana, sobretudo na cotidiana para o trabalho, marcada pelo expressivo volume e heterogeneidade dos que a realizam diariamente. Desse modo, no primeiro ensaio da tese, intitulado “Urbanização, metropolização e mobilidade para trabalho: adentrando a Região Metropolitana de São Paulo a partir do Censo Demográfico de 2010”, propõe-se uma divisão socioeconômica do espaço metropolitano, por meio da técnica de regionalização denominada Árvore Geradora Mínima a fim de identificar perfis individuais para os fluxos pendulares segundo grupos de municípios homogêneos, com intuito de caracterizar e direcionar fluxos pendulares conforme as peculiaridades econômicas e sociais dos municípios de origem e destino. Esses foram obtidos a partir de regressões logísticas multinomiais para escolhas de mobilidade pendular, conforme os diferentes perfis municipais encontrados e também das características individuais, demonstrando que indivíduos brancos e amarelos, mais velhos, casados, responsáveis pela família e trabalhadores da construção civil e indústria possuem maiores probabilidades de atravessar as fronteiras municipais para o trabalho diariamente, quando comparados aos indivíduos negros, pardos ou indígenas, jovens. Ademais, a presença de filhos no domicílio não inibe a mobilidade pendular em geral. No entanto, mulheres com filhos apresentam menores chances de trabalhar fora do município em que residem. No segundo ensaio, intitulado “Tipologia urbana, migração e mobilidade pendular para trabalho na Região Metropolitana de São Paulo: o papel da distância nas conexões entre as mobilidades cotidiana e permanente” a conexão entre migração e mobilidade pendular para trabalho é investigada, intentando responder se migrantes são mais propensos à pendularidade conforme a tipologia urbana a que estão inseridos, e se a relação entre mobilidade pendular e migração difere conforme a distância em que a última se processa. Por intermédio das metodologias de probit bivariado e modelos de equações estruturais generalizados, os principais resultados mostram a relação entre os deslocamentos pendulares e migração, as quais se associam de acordo com a distância. Deslocamentos pendulares e migração são negativamente associados quando a migração é de longa distância. Por outro lado, a relação entre mobilidade pendular e migração é positiva quando se dá a curtas distâncias. Estes resultados sugerem relação de complementaridade nas migrações intrametropolitanas e intermunicipais, e de substituição nos casos da mobilidade permanente ser intraestadual, interestadual ou inter-regional. Ademais, verifica-se ainda a importância das características sociodemográficas, como sexo, idade, estado civil, raça, presença de filhos no domicílio, bem como os atributos ocupacionais, como a formalização no mercado de trabalho, como importantes fatores à explicação dos movimentos pendulares e das distâncias migratórias consideradas. No terceiro ensaio da tese, “Movimento pendular para trabalho e diferenciais salariais na Região Metropolitana de São Paulo: uma abordagem multiescalar” os diferenciais salariais por condição de pendularidade na RMSP são objeto de investigação. Do ponto de vista metodológico, o ensaio utiliza regressões cross-sections, que levam em conta várias características dos trabalhadores, dos postos de trabalho, bem como dos municípios de residência, considerando a natureza hierárquica dos dados. Desse modo, modelos quantílicos, hierárquicos, e modelos quantílicos hierárquicos são utilizados. Os diferenciais salariais em relação à pendularidade verificados a partir dos modelos quantílicos mostram que estes tendem a ser menores em percentis mais altos da distribuição de rendimentos, tanto para homens como para mulheres. Os principais resultados revelam prêmio salarial para pendulares, mesmo após o controle das características individuais e de contexto municipal em que os trabalhadores estão inseridos. Ocupados sem carteira assinada, por conta própria, ou com carteira assinada recebem salários-hora inferiores em relação aos trabalhadores na função de empregadores. As diferenças médias nos rendimentos entre os status ocupacionais são semelhantes para homens e mulheres. Embora o ensino superior garanta rendimentos no mercado de trabalho bem superiores aos recebidos por ocupados que completaram o ensino médio, parece importar bastante, tanto para homens como para mulheres, galgar níveis instrucionais cada vez maiores como forma de dirimir tais diferenças em relação aos graduados. A respeito das características municipais, nota-se ainda importância do aluguel nos diferenciais de salário para ambos os sexos. Por sua vez, os resultados obtidos por meio dos modelos quantílicos hierárquicos mostram a relação entre mobilidade pendular e diferenciais de rendimento por hora, assim como da migração, da escolaridade, raça, status ocupacional e setor de atividade nos diferentes quantis da distribuição de rendimentos dos trabalhadores dos sexos masculino e feminino. A partir dos três ensaios da Tese fica patente a importância da heterogeneidade do território para o estudo da mobilidade pendular para trabalho, do papel da distância migratória e da migração para compreensão da mobilidade pendular. Destaca-se ainda a presença de rendimentos, em média, superiores para os trabalhadores pendulares ante aos que trabalham e residem em municípios idênticos. Políticas públicas voltadas à mobilidade urbana para trabalho, centradas no estímulo da policentralidade econômica e geração de empregos na periferia da Grande São Paulo são sugeridas, a fim de viabilizar maior inclusão social da população localizada nas periferias e facilitar o intenso ir e vir diário da população.
Abstract: This thesis presents three essays that explore different dimensions of commuting mobility for work in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) from the microdata of the Brazilian Demographic Census of 2010. The main argument that permeates all the discussion developed throughout the thesis is that the urbanization process and the metropolization that the Metropolitan Region of São Paulo underwent, confirmed that the metropolitan area, which we are currently facing, faces urban mobility bottlenecks, especially in the daily life for work, marked by the expressive volume and heterogeneity of those who carry it out daily. Thus, in the first essay of the thesis entitled “Urbanization, metropolization and mobility for work: entering the São Paulo Metropolitan Region from the 2010 Demographic Census”, a socioeconomic division of the metropolitan space is proposed, through the technique of regionalization called the Minimum Generating Tree in order to identify individual profiles for the pendulous flows according to groups of homogeneous municipalities, in order to characterize and direct commuting flows according to the economic and social peculiarities of the municipalities of origin and destination. These were obtained from multinomial logistic regressions for commuting choices, according to the different municipal profiles found, as well as individual characteristics, showing that white and yellow individuals, older, married, responsible for family and construction workers more likely to cross municipal boundaries for work daily, when compared to black, brown or indigenous, young individuals. In addition, the presence of children at home does not inhibit commuting in general. However, women with children are less likely to work outside the municipality where they live. In the second essay, entitled “Urban Typology, Migration and commuting for Work in the Metropolitan Region of São Paulo: The Role of Distance in the Connections between Daily and Permanent Mobility”, the connection between migration and commuting mobility for work is investigated, migrants are more prone to commuting according to the urban typology to which they are inserted, and if the relation between commuting and migration differs according to the distance in which the latter takes place. Through the bivariate probit methodologies and generalized structural equation models, the main results show the relation between the commuting and the migration, which are associated according to the distance. Commuting displacements and migration are negatively associated when migration is from long distance. On the other hand, the relation between commuting and migration is positive when it occurs at short distances. These results suggest complementarity in intrametropolitan and intermunicipal migrations, and substitution in cases of permanent mobility being intra-state, interstate or interregional. In addition, the importance of socio-demographic characteristics, such as sex, age, marital status, race, presence of children in the household, as well as occupational attributes such as formalization in the labor market, are important factors in the explanation of commuting and of the migratory distances considered. In the third essay of the thesis, “Commuting movement for work and wage differentials in the Metropolitan Region of São Paulo: a multiscale approach”, the salary differentials due to commuting conditions in the SPM are investigated. From the methodological point of view, the trial uses cross-section regressions, which take into account the characteristics of the workers, the workplaces, and the cities of residence, considering the hierarchical nature of the data. Thus, quantum models, hierarchical, and quantum-hierarchical models are used. The salary differentials from the quantile models show that they tend to be lower in the higher percentiles of income distribution for both men and women. The main results reveal wage premium for commuters, even after controlling for the individual characteristics and the municipal context in which the workers are inserted. Employed without a formal contract, on their own account, or with a formal contract, receive lower hourly wages in relation to workers in the position of employers. The average differences in earnings between occupational status are similar for men and women. Although higher education guarantees labor incomes well above those received by high school graduates, it seems to matter a great deal for both men and women to rise to ever greater instructional levels as a way of addressing such differences in relation to graduates. Regarding the municipal characteristics, it is still important to rent in salary differentials for both sexes. In turn, the results obtained using hierarchical quantum models show the relationship between commuting and hourly income differentials, as well as migration, schooling, race, occupational status and sector of activity in the different income distribution quantiles. male and female workers. From the three essays of the thesis, the importance of the heterogeneity of the territory for the study of the commuting for work, the role of the migratory distance and the migration to understand the commuting becomes evident. It is also worth noting the presence of incomes, on average, higher for workers commuting before those who work and who live in similar municipalities. Public policies focused on urban mobility for work, centered on the stimulation of economic polycentrality and job creation in the outskirts of Greater São Paulo are suggested, in order to make possible greater social inclusion of the population located in the peripheries and facilitate the intense daily coming and going of the population.
Asunto: Migração
Geografia urbana
São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32033
Fecha del documento: 23-abr-2018
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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