Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32045
Tipo: Dissertação
Título: Álbum de fotografia autoral em aulas de botânica como agente da motivação de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte
Autor(es): Alice Trópia Resende
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Resumo: Esta pesquisa trata do ensino de Biologia, direcionada à área da Botânica, na qual a aprendizagem dos estudantes acontece, muitas vezes, de maneira fragmentada, teórica e desconectada com a realidade daqueles. Nesta pesquisa, adotamos o conceito de interesse como uma relação sujeito-objeto que envolve aspectos afetivos e cognitivos, que pode ser considerada uma variável motivacional, e que tal relação tem relevante influência sobre aquilo que aprendemos e memorizamos. Nesta perspectiva, a Pesquisa teve como objetivo elaborar e investigar um material didático na expectativa da promoção de um ensino e uma aprendizagem mais motivadores e interessantes dos grandes grupos vegetais, utilizando ferramentas imagéticas, sobretudo a fotografia autoral dos estudantes. A elaboração de um produto, que também é objeto da pesquisa, teve o intuito de envolver os estudantes na aprendizagem dos conteúdos relacionados à classificação e evolução dos grandes grupos vegetais a partir do uso da fotografia como ferramenta didática, pois acredita-se que possui grande potencial pedagógico. Este produto é um álbum do tipo lápis-papel que utiliza a fotografia autoral dos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio das plantas do jardim de uma escola da rede pública estadual da cidade de Belo Horizonte. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com observação participante, e envolveu averiguação das concepções prévias dos estudantes participantes sobre os temas envolvidos e tecnologias digitais, investigação sobre as impressões dos estudantes acerca de fotografias de plantas e análise dos álbuns preenchidos por eles. Verificamos que a Teoria da Autodeterminação explica, através da satisfação das necessidades psicológicas básicas de relacionamento, competência e autonomia, que a utilização do álbum de fotografias possibilitou um maior interesse e motivação dos estudantes no ensino de conteúdos de Botânica. Concluímos que os resultados encontrados com esses estudantes proporcionaram um aprendizado mais eficaz e motivador na área da Botânica e, temos a expectativa de que o produto investigado inspire os professores a repensarem suas práticas sobre as necessidades de seus alunos e a utilizarem estratégias similares às desenvolvidas nesta pesquisa, com o fito de motivá-los para um aprendizado mais atraente, seja da Botânica em si, seja de outros temas da Biologia, ou mesmo de outras áreas do ensino e da aprendizagem.
Assunto: Biologia -- Estudo e ensino
Botanica -- Estudo e ensino
Biologia -- Métodos de ensino
Ensino -- Meios auxiliares
Fotografias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32045
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Corrigida VERSÃO FINAL ALICE TROPIA 18-03.pdf5.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons