Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32045
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5494073889069208 | pt_BR |
dc.creator | Alice Trópia Resende | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378359730691836 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T17:55:27Z | - |
dc.date.available | 2020-01-20T17:55:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32045 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata do ensino de Biologia, direcionada à área da Botânica, na qual a aprendizagem dos estudantes acontece, muitas vezes, de maneira fragmentada, teórica e desconectada com a realidade daqueles. Nesta pesquisa, adotamos o conceito de interesse como uma relação sujeito-objeto que envolve aspectos afetivos e cognitivos, que pode ser considerada uma variável motivacional, e que tal relação tem relevante influência sobre aquilo que aprendemos e memorizamos. Nesta perspectiva, a Pesquisa teve como objetivo elaborar e investigar um material didático na expectativa da promoção de um ensino e uma aprendizagem mais motivadores e interessantes dos grandes grupos vegetais, utilizando ferramentas imagéticas, sobretudo a fotografia autoral dos estudantes. A elaboração de um produto, que também é objeto da pesquisa, teve o intuito de envolver os estudantes na aprendizagem dos conteúdos relacionados à classificação e evolução dos grandes grupos vegetais a partir do uso da fotografia como ferramenta didática, pois acredita-se que possui grande potencial pedagógico. Este produto é um álbum do tipo lápis-papel que utiliza a fotografia autoral dos estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio das plantas do jardim de uma escola da rede pública estadual da cidade de Belo Horizonte. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com observação participante, e envolveu averiguação das concepções prévias dos estudantes participantes sobre os temas envolvidos e tecnologias digitais, investigação sobre as impressões dos estudantes acerca de fotografias de plantas e análise dos álbuns preenchidos por eles. Verificamos que a Teoria da Autodeterminação explica, através da satisfação das necessidades psicológicas básicas de relacionamento, competência e autonomia, que a utilização do álbum de fotografias possibilitou um maior interesse e motivação dos estudantes no ensino de conteúdos de Botânica. Concluímos que os resultados encontrados com esses estudantes proporcionaram um aprendizado mais eficaz e motivador na área da Botânica e, temos a expectativa de que o produto investigado inspire os professores a repensarem suas práticas sobre as necessidades de seus alunos e a utilizarem estratégias similares às desenvolvidas nesta pesquisa, com o fito de motivá-los para um aprendizado mais atraente, seja da Botânica em si, seja de outros temas da Biologia, ou mesmo de outras áreas do ensino e da aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | Álbum de fotografia autoral | pt_BR |
dc.subject | Interesse e motivação | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Botanica -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia -- Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino -- Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.other | Fotografias | pt_BR |
dc.title | Álbum de fotografia autoral em aulas de botânica como agente da motivação de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Corrigida VERSÃO FINAL ALICE TROPIA 18-03.pdf | 5.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License