Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Horta Machadopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169699757403101pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gilberto do Vale Rodriguespt_BR
dc.creatorNívia Regina Vitalino de Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897330593996664pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T17:30:58Z-
dc.date.available2020-01-22T17:30:58Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32111-
dc.description.abstractThis work presents the paths covered in the elaboration of an educational product with the objective of contributing to the insertion of the guiding principles of Green Chemistry (GC) in the training of technicians in middle level chemistry. Throughout the didactic sequence students learn to use the holistic Green Star (GS) metric to construct a graph that enables the analysis of experiments in view of the 12 Principles of Green Chemistry. The didactic sequence was developed in the classroom and the written production of the students was analyzed from the Discursive Textual Analysis. It was possible to infer that there was progression in the understanding of the concepts of Green Chemistry.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração de um produto educacional como objetivo de contribuir para a inserção dos princípios norteadores da Química Verde (QV) na formação de técnicos em química de nível médio. Ao longo da sequência didática os estudantes aprendem a utilizar a métrica holística da Estrela Verde (EV)para construir um gráfico que possibilita a análise de experimentos tendo em vista os 12 Princípios da Química Verde. A sequência didática foi desenvolvida em sala de aula e a produção escrita dos estudantes foi analisada a partir da Análise Textual Discursiva. Foi possível inferir que houve progressão na compreensão dos conceitos da Química Verde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectQuímica verdept_BR
dc.subjectEstrela verdept_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherQuimica -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica -- Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica verdept_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.titleExperimentos verdes em química orgânica : uma proposta de aplicação do método da Estrela Verde para o curso Técnico em Químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação final_Nivia Melo_2019.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional_Nivia melo 2019.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons