Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32189
Tipo: Dissertação
Título: Relação famílias, escola e conselho tutelar: sentidos construídos pelas crianças, adolescentes e familiares de uma escola pública de Belo Horizonte
Autor(es): Islaine Natalia Demetrio
primer Tutor: Licinia Maria Correa
Resumen: Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos que as famílias, as crianças e os adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte atribuem às instituições escola e Conselho Tutelar, considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares. Tomamos como elemento dessa interpretação os discursos construídos pelos sujeitos. Inicialmente, descrevemos a justificativa da nossa pesquisa e a relação com o objeto. Para a construção do trabalho, baseamos em alguns autores, entre eles Alves e Alves (2013), Carvalho e Ristum (2013), Konzen (2010), Nogueira (2005; 2006) e Ferreira (2004), como apoios teóricos para nos aproximarmos do tema a fim de discutir a relação da família com a escola e a relação destas com o Conselho Tutelar (CT) e suas implicações para os sujeitos atendidos. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo Conselho Tutelar e intervenções por meio de oficinas, que possibilitaram espaços de escuta e diálogo entre/com as crianças e os adolescentes encaminhados ao Conselho Tutelar pela escola ou por seus familiares. Os relatos das oficinas, bem como os depoimentos foram sistematizados para constituir objeto de análise e reflexão teórica e, concomitantemente, serão apresentados como um material didático-pedagógico para a abordagem dessa temática. As nossas incursões em campo e a prática em sala de aula indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares para compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT. Nossa percepção, agora mais evidente pela vivência in loco é de que, muitas vezes, as famílias resistem em adentrar a escola e, mais ainda, em acionar o CT, pois sentem que essas instituições querem controlar ou normatizar seus modos de vida. Nossas aproximações demonstraram que os encaminhamentos feitos ao CT, tanto pela escola quanto aqueles advindos da própria família interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares. Pensamos ser fundamental, portanto, desnaturalizar as representações sociais sobre o CT, a ideia de punição como uma perspectiva de solução e enredar a família e a comunidade escolar na busca por ações efetivas que façam prevalecer o direito à escolarização de crianças e de adolescentes.
Abstract: This work aims at understanding the meanings that the families, children and adolescents of a Primary School in the municipal network of Belo Horizonte attribute to the school institutions and the Tutelary Council, considering the relations established between them and the interference of these relations in the processes school education. We take as an element of this interpretation the discourses constructed by the subjects. Initially, we describe the justification of our research and the relation with the object. Some authors, such as Alves and Alves (2013), Carvalho and Ristum (2013), Konzen (2010), Nogueira (2005; 2006) and Ferreira (2004) as theoretical supports to get closer to the theme in order to discuss the relationship between the family and the school and their relationship with the Tutelary Council and its implications for the subjects served. In a qualitative approach, comprehensive interviews were carried out with family members of children and adolescents assisted by the Guardianship Council and interventions through workshops, which provided spaces for listening and dialogue between children and adolescents sent to the Guardianship Council by the school or by their families. The reports of the workshops as well as the testimonies were systematized to constitute object of analysis and theoretical reflection and, at the same time, will be presented as didactic-pedagogical material to approach this theme. Our field trips and classroom practice have indicated the need to approximate familiar contexts to understand the place these actors occupy in the family-school-TC triad. Our perception, now more evident in on-the-ground experience, is that families often resist entering the school and, even more so, triggering the TC because they feel that these institutions want to control or regulate their ways of life. Our approaches have shown that referrals made to the TC both by the school and those from the family interfere in the daily relations between these two instances of socialization and in the school educational processes. We think it is fundamental, therefore, to denaturalize the social representations about the TC, the idea of punishment as a solution perspective and to entangle the family and the school community in the search for effective actions that prevail the right to the schooling of children and adolescents.
Asunto: Lar e escola
Comunidade e escola
Serviço social com a família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32189
Fecha del documento: 26-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação - Islaine Demetrio.pdf3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons