Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180532373982404pt_BR
dc.creatorAndreza Castro Ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816937005578674pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T17:57:13Z-
dc.date.available2020-01-24T17:57:13Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32190-
dc.description.resumoEste estudo trata de experiências com sólidos geométricos para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Contagem. Sendo assim, foram realizadas seis atividades que visavam perceber os conhecimentos que esses alunos possuíam sobre figuras espaciais e colaborar para o reconhecimento das formas planas contidas nas superfícies dos sólidos geométricos. As atividades foram divididas da seguinte maneira: uma sondagem, quatro oficinas e um jogo. Para a elaboração dessas atividades, foram utilizados como base os quatro elementos de Pais, que são: o objeto, o desenho, a imagem mental e o conceito. Também foram empregados recursos didáticos diversos. No decorrer do trabalho de campo, observou-se a importância das interações presentes nas realizações das tarefas, e a análise dos dados foi feita à luz das teorias de Duval, Gutiérrez e Van Hiele. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, demonstrou a importância da influência das interações entre aluno e professor ou entre aluno e objeto que podem contribuir para o entendimento de aspectos da Geometria. Como produto final foi elaborada uma sequência didática com as atividades desenvolvidas e um jogo com o intuito de aproximar os conceitos matemáticos dos alunos, favorecendo a comunicação e a reflexão sobre os conhecimentos geométricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectFiguras planaspt_BR
dc.subjectConhecimento geométricopt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectMateriais manipulativospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherGeometriapt_BR
dc.titleEstudo de sólidos geométricos e suas representações planas e espaciais por meio de materiais manipulativos para o 6º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO COM ANEXO (PRODUTO) REVISADA 9-10.pdf4.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.