Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32190
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teresinha Fumi Kawasaki | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5180532373982404 | pt_BR |
dc.creator | Andreza Castro Ribeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0816937005578674 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T17:57:13Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T17:57:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32190 | - |
dc.description.resumo | Este estudo trata de experiências com sólidos geométricos para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Contagem. Sendo assim, foram realizadas seis atividades que visavam perceber os conhecimentos que esses alunos possuíam sobre figuras espaciais e colaborar para o reconhecimento das formas planas contidas nas superfícies dos sólidos geométricos. As atividades foram divididas da seguinte maneira: uma sondagem, quatro oficinas e um jogo. Para a elaboração dessas atividades, foram utilizados como base os quatro elementos de Pais, que são: o objeto, o desenho, a imagem mental e o conceito. Também foram empregados recursos didáticos diversos. No decorrer do trabalho de campo, observou-se a importância das interações presentes nas realizações das tarefas, e a análise dos dados foi feita à luz das teorias de Duval, Gutiérrez e Van Hiele. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, demonstrou a importância da influência das interações entre aluno e professor ou entre aluno e objeto que podem contribuir para o entendimento de aspectos da Geometria. Como produto final foi elaborada uma sequência didática com as atividades desenvolvidas e um jogo com o intuito de aproximar os conceitos matemáticos dos alunos, favorecendo a comunicação e a reflexão sobre os conhecimentos geométricos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Figuras planas | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento geométrico | pt_BR |
dc.subject | Sólidos geométricos | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipulativos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Geometria | pt_BR |
dc.title | Estudo de sólidos geométricos e suas representações planas e espaciais por meio de materiais manipulativos para o 6º ano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO COM ANEXO (PRODUTO) REVISADA 9-10.pdf | 4.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.