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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Relação família e escola: entre os limites e as possibilidades
Autor(es): Jussara Carniele de Carvalho
primer Tutor: Ivan Beck Ckagnazaroff
primer miembro del tribunal : Narrayra Granier Cunha
Segundo miembro del tribunal: Simone Evangelista Fonseca
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a influência da família no desempenho de alunos de uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Paralelamente a este, também se propõe a identificar os efeitos gerados pela presença ou a ausência do núcleo familiar no desempenho dos alunos, além de refletir sobre ações que contribuam para aproximar família e escola. Os métodos utilizados são o qualitativo e o quantitativo, visto que a pesquisa apresenta tanto a visão subjetiva de parte dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, quanto dados quantificáveis para a melhor elucidação do problema. Partindo da revisão bibliográfica sobre o assunto, aborda também a realidade cotidiana de uma determinada comunidade constituindo-se, portanto, em um tipo de estudo de caso. Para coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados aplicados a diferentes segmentos da referida instituição. Devido à complexidade do tema, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo na qual os resultados descritos acabaram por corroborar com a hipótese inicial na qual percebe a família como importante parceira do processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, contribuindo para o envolvimento e para o melhor desempenho dos alunos. Não obstante, este trabalho não deve ser entendido como realidade presente em todas as instituições de ensino do país, pois que apresenta apenas uma visão parcial e subjetiva de uma comunidade específica em particular.
Abstract: The present study aims to analyze and reflect on the influence of the family on the performance of students of a public school in the municipal network of Belo Horizonte, capital of Minas Gerais. Parallel to this, it is also proposed to identify the effects generated by the presence or absence of the family nucleus in the students' performance, as well as to reflect on actions that contribute to bring family and school closer together. The methods used are qualitative and quantitative, since the research presents both the subjective view of the subjects involved in the teaching and learning process and quantifiable data to better elucidate the problem. Starting from the bibliographic review on the subject, it also addresses the daily reality of a given community, constituting itself, therefore, in a type of case study. To collect data, semi-structured questionnaires were applied to different segments of the institution. Due to the complexity of the topic, the content analysis technique was used in which the results described corroborate the initial hypothesis in which the family perceives the family as an important partner of the teaching and learning process in the school environment, contributing to the involvement and the best performance of students. Nevertheless, this work should not be understood as a reality present in all the educational institutions of the country, since it presents only a partial and subjective view of a particular community in particular.
Asunto: Gestão pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pública
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32192
Fecha del documento: 27-abr-2019
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