Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32213
Type: Tese
Title: "No princípio era o caos": limites e possibilidades das práticas informais de aprendizagem musical na escola
Authors: Alan Caldas Simões
First Advisor: Heloisa Faria Braga Feichas
First Referee: Patrick Kruel Schmidt
Second Referee: Flávia Motoyama Narita
Third Referee: Angelita Maria Vander Broock Schultz
metadata.dc.contributor.referee4: Leôncio José Gomes Soares
Abstract: O presente trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa que possui como tema central a aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola. Assim, pretendo responder a seguinte questão de pesquisa: Como se caracterizam as atitudes e os comportamentos dos alunos e professores inseridos em práticas informais de aprendizagem musical na escola? Dessa forma, elenquei o seguinte objetivo específico de investigação: Categorizar, descrever e analisar as atitudes e os comportamentos de alunos e um determinado professor inserido em práticas informais de aprendizagem musical em uma escola brasileira específica. A fim de cumprir os meus objetivos de pesquisa adotei as práticas de aprendizagem musical utilizadas pelos músicos populares e sistematizadas para aplicação em contextos formais de ensino (GREEN, 2002, 2008b). Durante o primeiro semestre de 2017 ministrei na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG) 64 aulas, organizadas em 2 Grupos de Trabalho Diferenciados (GTD), dispostos em 4 turmas, compostas por 28 alunos de 12 a 15 anos de idade. Adotei como procedimentos centrais de análise e discussão dos dados o método indutivo de pesquisa qualitativa conhecido como Grounded Theory ou Teoria Fundamentada. Assim, através da análise dos dados e fundamentado no processo de conscientização descrito por Paulo Freire construí um modelo teórico que determina “Parâmetros para Análise dos Comportamentos Docentes e Discentes em Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola”. Tal modelo descreve a relação dicotômica entre as categorias autoridade e autoritarismo; liberdade e licenciosidade, inseridas em um processo dinâmico de conscientização docente e discente em sala de aula. Este modelo sugere a necessidade de superação do habitus escolar, herança da Educação Bancária que permeia a formação da escola brasileira, para alcançarmos o estado potencial de Musicalidade Crítica. Por fim, acredito que o modelo teórico desenvolvido pode auxiliar pesquisadores e professores de música, interessados na aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola, na reflexão e avaliação de suas práticas docentes.
Abstract: This work is a qualitative research about informal music learning in school aiming to answer the following research question: How are the attitudes and behaviour of students and teacher throughout the process of applying informal music learning practices in the school? A subsidiary question emerged during the research process: what kind of dilemmas and challenges students and teacher faced in the school context using informal music learning practices? Musical learning practices used by popular musicians and systematized for formal contexts of teaching by Lucy Green (GREEN, 2002, 2008b) were adopted. During the first semester of 2017, I taught 64 classes in the Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), organized in 2 Grupos de Trabalho Diferenciados (GTD), arranged in 4 groups, composed of 28 students from 12 to 15 years of age. As central procedures of data analysis and discussion I chose the inductive method of qualitative research called Grounded Theory. Through the analysis of data and based on the process of conscientization described by Paulo Freire, a theoretical model was constructed which determines parameters for the analysis of teacher and students' behaviours in informal music learning in school. Such a model describes the dichotomous relationship between authority and authoritarian categories; freedom and licentiousness, inserted in a dynamic process of teacher and student conscientization in the classroom. This model suggests the need to overcome the school habitus, inheritance of Banking Education that permeates the formation of the Brazilian school, to reach the potential state of Critical Musicality. Finally, it is discussed that this theoretical model can help researchers and music teachers interested in the application of informal music learning in school, in the reflection and evaluation of their teaching practices.
Subject: Música - Teses
Educação musical
Música na escola - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32213
Issue Date: 29-Aug-2019
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