Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32214
Tipo: Dissertação
Título: As nossas estórias se encontraram: experiências de docentes do ensino médio: um estudo de caso
Autor(es): Luiz Antônio de Araújo
Primeiro Orientador: Maria Amália de Almeida Cunha
Primeiro Coorientador: Licínia Maria Correa
Primeiro membro da banca : Inês Assunção de Castro Teixeira
Segundo membro da banca: Célia Maria Fernandes Nunes
Resumo: Esta dissertação toma como objeto de análise a percepção de professores do Ensino Médio a respeito de sua profissão. Trata-se de um estudo de caso que envolve profissionais de uma escola pública de Belo Horizonte e que, através de uma pesquisa qualitativa, externaram suas experiências e vivências escolares, refletidos à luz de “biografias de vida” para pensar o magistério. A experiência docente acumulada no Ensino Médio permitiu-me o convívio com situações de possibilidades e limites da atividade docente dentro da esfera pública. As condições de trabalho, a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino, as relações interpessoais com estudantes e colegas, as condições funcionais da carreira, são algumas questões que me chamaram a uma reflexão sobre minha própria condição, aliada a uma realidade do Ensino Médio no país. É a partir destes fatores que se localiza meu problema de pesquisa, qual seja, um professor da área de Ciências Humanas que se interroga sobre as próprias experiências e vivências docentes no Ensino Médio. A partir dessas interrogações, busco refletir, nesta pesquisa, acerca das percepções de professores sobre as condições que permeiam suas práticas ao longo da carreira docente no Ensino Médio, orientado pelas seguintes questões: Como o professor percebe sua atividade laboral e a vivência no Ensino Médio? De que modo percebe o significado da sua profissão ao longo de diversos atravessamentos temporais e sociais?
Abstract: This dissertation takes as object of analysis the perception of high school teachers about their profession. This is a case study involving a professional school of Belo Horizonte and who, through a qualitative research, voiced their experiences and school experiences, reflected in the light of "life" to think the Magisterium. The teaching experience accumulated in the high school allowed me the conviviality with situations of possibilities and limits of teaching activity in the public sphere. Working conditions, compulsory and free education, interpersonal relationships with students and colleagues, the functional conditions of the career, are some of the issues that I have detected in reflecting about my own condition combined with the reality of high school in the country. It is from these factors lies my problem, namely research, a professor of Human Sciences who wonders about his own experiences and experiences of teachers in high school. From these questions, seek to reflect, in this research, about the perceptions of teachers on the conditions that permeate their practices along the teaching career in high school, guided by the following questions: how the professor realizes his labour activity and experience in high school? How realizes the meaning of their profession along various temporal and social crossings?
Assunto: Educação
Professores de ensino médio - Narrativas pessoais
Prática de ensino
Professores de ensino médio - Formação
Professores - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32214
Data do documento: 23-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação[luizantoniodearaujo].ufmg.2017.pdfAberto1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons