Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amália de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Licínia Maria Correapt_BR
dc.contributor.referee1Inês Assunção de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee2Célia Maria Fernandes Nunespt_BR
dc.creatorLuiz Antônio de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009749681296087pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T21:23:42Z-
dc.date.available2020-01-24T21:23:42Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32214-
dc.description.abstractThis dissertation takes as object of analysis the perception of high school teachers about their profession. This is a case study involving a professional school of Belo Horizonte and who, through a qualitative research, voiced their experiences and school experiences, reflected in the light of "life" to think the Magisterium. The teaching experience accumulated in the high school allowed me the conviviality with situations of possibilities and limits of teaching activity in the public sphere. Working conditions, compulsory and free education, interpersonal relationships with students and colleagues, the functional conditions of the career, are some of the issues that I have detected in reflecting about my own condition combined with the reality of high school in the country. It is from these factors lies my problem, namely research, a professor of Human Sciences who wonders about his own experiences and experiences of teachers in high school. From these questions, seek to reflect, in this research, about the perceptions of teachers on the conditions that permeate their practices along the teaching career in high school, guided by the following questions: how the professor realizes his labour activity and experience in high school? How realizes the meaning of their profession along various temporal and social crossings?pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação toma como objeto de análise a percepção de professores do Ensino Médio a respeito de sua profissão. Trata-se de um estudo de caso que envolve profissionais de uma escola pública de Belo Horizonte e que, através de uma pesquisa qualitativa, externaram suas experiências e vivências escolares, refletidos à luz de “biografias de vida” para pensar o magistério. A experiência docente acumulada no Ensino Médio permitiu-me o convívio com situações de possibilidades e limites da atividade docente dentro da esfera pública. As condições de trabalho, a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino, as relações interpessoais com estudantes e colegas, as condições funcionais da carreira, são algumas questões que me chamaram a uma reflexão sobre minha própria condição, aliada a uma realidade do Ensino Médio no país. É a partir destes fatores que se localiza meu problema de pesquisa, qual seja, um professor da área de Ciências Humanas que se interroga sobre as próprias experiências e vivências docentes no Ensino Médio. A partir dessas interrogações, busco refletir, nesta pesquisa, acerca das percepções de professores sobre as condições que permeiam suas práticas ao longo da carreira docente no Ensino Médio, orientado pelas seguintes questões: Como o professor percebe sua atividade laboral e a vivência no Ensino Médio? De que modo percebe o significado da sua profissão ao longo de diversos atravessamentos temporais e sociais?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCondição docentept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectBiografias Educativaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino médio - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino médio - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleAs nossas estórias se encontraram: experiências de docentes do ensino médio: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação[luizantoniodearaujo].ufmg.2017.pdfAberto1.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons