Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cláudia Porfírio Coutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3952574159539537pt_BR
dc.contributor.referee1Kátia Lúcia Moreira Lemospt_BR
dc.creatorPatricia de Fatima Lopespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7475187249386917pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-26T14:42:22Z-
dc.date.available2020-01-26T14:42:22Z-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32219-
dc.description.resumoEste trabalho trata dos valores no esporte e valores olímpicos em projetos esportivos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar os valores e contra valores que crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos sociais atribuem a sua prática esportiva e o conhecimento sobre os valores olímpicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 27 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de ambos os sexos, participantes de projetos esportivos sociais do município de Barão de Cocais - MG. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base na análise dos resultados verificou-se que os valores aprender o esporte, se exercitar, diversão (prazer), convivência, amizade, respeito, competições, trabalho em equipe e autoestima, foram identificados pelos alunos como mais importantes na prática esportiva. Dos Contra valores, os que obtiveram maior frequência foram o desrespeito, a intolerância e o desinteresse. Em relação aos conhecimentos sobre os valores olímpicos, percebeu-se o desconhecimento sobre os valores propostos pela filosofia do Olimpismo. Estes resultados, apontam para a presença de valores sociais como a convivência, o respeito e a amizade, refletidos no contexto esportivo e a presença de valores do esporte representados pelas competições e aprender o esporte. Em relação aos contra valores apresentados, observa-se a necessidade de intervenções pedagógicas no sentido de minimizar e refletir sobre estas manifestações anti valorativas. Nesta perspectiva, pode se considerar que os resultados encontrados poderão servir de referenciais para a elaboração de métodos e estratégias de ensino que ampliem as reflexões e vivência dos valores identificados no grupo, e dos valores ausentes nos discursos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Treinamento Esportivopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação olímpicapt_BR
dc.subjectvalores no esportept_BR
dc.subjectprojetos sociaispt_BR
dc.titleEducação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esportept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Fontes Renováveis: geração, operação e integração



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.