Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32219
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Educação olímpica e projetos esportivos sociais: construindo valores através do esporte |
Authors: | Patricia de Fatima Lopes |
First Advisor: | Ana Cláudia Porfírio Couto |
First Referee: | Kátia Lúcia Moreira Lemos |
Abstract: | Este trabalho trata dos valores no esporte e valores olímpicos em projetos esportivos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar os valores e contra valores que crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos sociais atribuem a sua prática esportiva e o conhecimento sobre os valores olímpicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 27 crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, de ambos os sexos, participantes de projetos esportivos sociais do município de Barão de Cocais - MG. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas na íntegra. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base na análise dos resultados verificou-se que os valores aprender o esporte, se exercitar, diversão (prazer), convivência, amizade, respeito, competições, trabalho em equipe e autoestima, foram identificados pelos alunos como mais importantes na prática esportiva. Dos Contra valores, os que obtiveram maior frequência foram o desrespeito, a intolerância e o desinteresse. Em relação aos conhecimentos sobre os valores olímpicos, percebeu-se o desconhecimento sobre os valores propostos pela filosofia do Olimpismo. Estes resultados, apontam para a presença de valores sociais como a convivência, o respeito e a amizade, refletidos no contexto esportivo e a presença de valores do esporte representados pelas competições e aprender o esporte. Em relação aos contra valores apresentados, observa-se a necessidade de intervenções pedagógicas no sentido de minimizar e refletir sobre estas manifestações anti valorativas. Nesta perspectiva, pode se considerar que os resultados encontrados poderão servir de referenciais para a elaboração de métodos e estratégias de ensino que ampliem as reflexões e vivência dos valores identificados no grupo, e dos valores ausentes nos discursos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Treinamento Esportivo |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32219 |
Issue Date: | 7-Jun-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Fontes Renováveis: geração, operação e integração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Educação olimpica e projetos esportivos sociais construindo valores atraves do esporte_monografia.pdf | 651.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.