Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32226
Type: Tese
Title: Outra história : a experiência de dependentes químicos no enfrentamento da vida
Authors: Carolina Couto da Mata
First Advisor: Vanessa Andrade de Barros
First Referee: José Alfredo Oliveira Debortoli
Second Referee: Walter Ernesto Ude Marques
Third Referee: Hugo Monteiro Ferreira
Abstract: A dependência química tem sido considerada um problema social e de saúde pública no Brasil. Frequentemente, os próprios dependentes químicos e os profissionais que atuam nesse campo usam o termo “recuperação” ao se referirem ao processo singular de cuidado da condição de saúde desses sujeitos. Nesta tese, com base nas narrativas biográficas, nos grupos de discussão entre dependentes químicos e em nossa experiência profissional, compreendemos a “recuperação” como um “enfrentamento” e o adoecer como parte do viver. Nesse sentido, a saúde e a doença desses sujeitos foram relacionadas à capacidade deles de agir e reagir ao que percebiam ameaçar suas vidas, ao se sentirem naturalmente convocados a enfrentar o próprio sofrimento, por percebê-lo como uma limitação. Ao transformarem o seu modo de vida, ao responderem ao que lhes sucedia e pelo modo como conferiam sentido a esse processo, eles construíram um saber pela experiência de enfrentamento. Dessa forma, esses “sujeitos da experiência” constituíram sua existência, sua personalidade, seu caráter, sua particularidade, sua estética, sua ética, sua cultura, enfim, sua humanidade. Os recursos que os dependentes deste estudo desenvolveram para agir e enfrentar sua condição de vida foram aprendidos em três contextos: no modelo comunitário de tratamento, nos grupos de mútua-ajuda e na espiritualidade/religião. O processo de engajamento desses sujeitos nesses contextos sociais ofereceu um campo rico em práticas culturais para experimentarem situações de aprendizagem sobre o enfrentamento do adoecer como parte do movimento da vida. Essa aprendizagem situada enfatiza a natureza relacional da produção do conhecimento ao negociar significados e ainda pela característica socializante das atividades. A dimensão social e interacional da aprendizagem seria atravessada por tensões, conflitos, mudanças, improvisos, invenções e relações de poder, compreendidos como um cenário fértil para o aprender. Nesses cenários de aprendizagem, denominados comunidades de prática, os dependentes compartilharam saberes e modos de agir que redimensionaram suas maneiras de viver e formaram a comunidade dos “dependentes em recuperação”.
Abstract: Drug addiction has been considered social and public health problems in Brazil. Addicts and professionals commonly refer to recovery as a natural process of overcoming this condition. Based on biographical narratives, discussion groups and our expertise, this thesis proposes “recovery" as both a dynamic and historical process of facing life-threatening experiences, considering illness part of living. In this sense, health status improvement relates to the addicts’ ability to act and react to what happens to them. They feel naturally invited to face their own suffering, perceived as a limitation. They gain knowledge by giving meaning to this whole process, as well as from their coping experience. In our research, addicts have developed coping skills through three settings: therapeutic communities, mutual-help groups, and spiritual and/or religious experiences. The process of engagement in these social practices offered them a large field of situated learning activities just as it emphasized the relational nature of knowledge production. Tensions, conflicts, changes, improvements, inventions and power relations offered rich settings in learning opportunities. In these contexts, called communities of practice, dependents shared experiences, knowledge and ways of overcoming their problems, building a community of “addicts in recovery”.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32226
Issue Date: 31-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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