Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32242
Tipo: Tese
Título: Paulo Moura e a bossa nova Instrumental
Autor(es): Cléber José Bernardes Alves
Primeiro Orientador: Maurício Freire Garcia
Primeiro Coorientador: Mauro Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/2910529710363813
Primeiro membro da banca : Bernardo Vescovi Fabris
Segundo membro da banca: Leonardo Barreto Linhares
Terceiro membro da banca: Clifford Hill Korman
Quarto membro da banca: Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Resumo: Esta tese apresenta uma investigação sobre as práticas de performance e arranjo do músico Paulo Moura, baseada na transcrição e na análise de sete registros fonográficos correspondentes aos álbuns Paulo Moura Hepteto – Mensagem (1968) e Paulo Moura Quarteto (1969). Tem como objetivo identificar uma construção idiomática do saxofone, com características brasileiras, na interpretação, na improvisação, assim como no arranjo. Aborda- se, inicialmente, a necessidade de uma sistematização de material para uma prática instrumental e a investigação de referenciais teóricos sobre a música brasileira. Em seguida, apresenta o contexto histórico de Paulo Moura compreendendo o período de sua vida analisado (GRYNBERG, 2011; SPIELMANN, 2008; FRANÇA, 2015). Finalmente, no cerne da pesquisa, temos a análise (DOBBINS, 1986; GRELA, 1992; GUEST, 1996; ALMADA, 2000; BERLINER, 2001; LOWELL E PULLIG, 2003; TOMARO; WILSON, 2009) de transcrições das músicas Wave, O Homem do Meu Mundo, Outubro, Lamento no Morro, Aos Pés da Cruz, Meu Lugar e Razão, elucidando os aspectos da performance que caracterizam o estilo interpretativo e de improvisação de Paulo Moura bem como sua maneira de arranjar.
Abstract: This thesis presents an investigation of the performance and arrangement practices of the brazilian musician Paulo Moura, based on the transcription and analysis of seven phonograms from the albums Paulo Moura Hepteto – Mensagem (1968) and Paulo Moura Quarteto (1969). Its objective is the possibility of an idiomatic construction of the saxophone, with brazilian characteristics, in the interpretation, improvisation, as well as the arrangement. It approaches, initially, the need for a systematization of the material for an instrumental practice and the investigation of theoretical references about brazilian music. It then presents the historical context of Paulo Moura comprising the analyzed period of his life (GRYNBERG, 2011; SPIELMANN, 2008; FRANÇA, 2015). Finally, at the heart of the research, we have the analysis (DOBBINS, 1986; GRELA, 1992; GUEST, 1996; ALMADA, 2000; BERLINER, 2001; LOWELL E PULLIG, 2003; TOMARO; WILSON, 2009) of transcriptions of the songs Wave, O Homem do Meu Mundo, Outubro, Lamento no Morro, Aos Pés da Cruz, Meu Lugar and Razão, elucidating the aspects of performance that characterize Paulo Moura's interpretive and improvisational style, as well as his way of arranging.
Assunto: Música
Música popular - Brasil
Arranjo (Música)
Performance musical
Moura, Paulo, 1933-2010
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32242
Data do documento: 18-Out-2019
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