Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/32321
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Adolescência: pelos caminhos da medida socioeducativa |
Autor(es): | Luciano de Abreu Condessa |
Primeiro Orientador: | Heli Sabino de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Daniele Oliveira Xavier |
Segundo membro da banca: | Simone Evangelista Fonseca |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a legislação vigente envolvendo os adolescentes, em relação às consequências do ato infracional e suas responsabilidades, conhecendo a realidade frente à ausência de oportunidade de desenvolvimento social e o amparo do governo. A proposta é compreender as possíveis causas que os levaram a entrar em conflito com a lei, além da evolução da legislação visando à proteção e as medidas socioeducativas aplicadas. Nesse ponto, torna-se importante analisar a relação existente da vida pregressa do jovem com o caminho seguido perante os comportamentos irregulares do adolescente que comete o ato infracional, e as medidas adotadas pelo Estado frente à legislação em evolução. Para tanto, utilizar-se-á como metodologia a pesquisa bibliográfica a fim de fomentar o embasamento teórico e resultado de forma qualitativa |
Abstract: | The present study sought to analyze the current legislagion involving adolescents relation to the consequences of the infraction and their responsibilities, knowing the reality regarding the lack of opportunity for social development and the support of the government. The proposal is to understand the possible causes that have led them to conflict with the law, in addition to the evolution of legislation aimed at protection and socio-educational measures applied. At this point, it is important to analyze the existing relation of the previous life of the young person with the path followed to the irregular behaviors of the adolescent who commits the infraction, and the measures adopted by the State against the evolving legislation. In order to do so, it will be used as methodology the bibliographic research in order to foment the theoretical base and result in a qualitative way. |
Assunto: | Gestão pública |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32321 |
Data do documento: | 17-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciano de Abreu Condessa.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons