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http://hdl.handle.net/1843/32346
Tipo: | Tese |
Título: | Determinação da fração de vazio pelo método QCV para escoamentos bifásicos horizontais do refrigerante HFO-1234yf |
Título(s) alternativo(s): | Void fraction determination by QCV method for horizontal two-phase flows of refrigerant HFO-1234yf |
Autor(es): | Leandro Cristino Oliveira pereira |
Primeiro Orientador: | Luiz Machado |
Primeiro Coorientador: | Raphael Nunes de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Márcio Fonte-Boa Cortez |
Segundo membro da banca: | Rudolf Huebner |
Terceiro membro da banca: | Juan José Garcia Pabon |
Quarto membro da banca: | Ralney Nogueira de Faria |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo experimental sobre a fração de vazio em escoamentos bifá-sicos horizontais com o fluido R1234yf. O objetivo do estudo foi determinar a fração de vazio para uma grande variedade de títulos e para alguns valores de velocidade mássica e tempera-tura de saturação do fluido. O R1234yf é um dos candidatos à substituição do R134a em sis-temas de condicionamento de ar veiculares. Este fluido tem um forte apelo ambiental devido ao seu baixíssimo GWP (Potencial de Aquecimento Global) e ODP (Potencial de Destruição do Ozônio) nulo. Neste estudo, a técnica utilizada para determinar a fração de vazio foi o mé-todo QCV (Quick Closing Valve). O aparato experimental usado neste trabalho e o procedi-mento de testes estão detalhados nesta monografia. Além disso, são apresentados os resulta-dos obtidos nos testes, que apontaram a correlação de Barockzy (1965) como a mais precisa, seguida pelas correlações de Hugmark (1962) e Kanizawa e Ribatski (2017). |
Abstract: | This work presents an experimental study on the void fraction in two-phase horizontal flows with R1234yf fluid. The object of the study was the determination of the void fraction for a large range of quality and for some values of mass flow and saturation temperature of the flu-id. The R1234yf is one of the candidates for replacing the R134a into vehicle air conditioning systems. This fluid has a strong environmental appeal due to its very low GWP (Global Warming Potential) and null ODP (Ozone Depletion Potential). In this study, the technique used to determine the void fraction was the QCV method (Quick Closing Valve). The exper-imental apparatus used in this work and the testing procedure are detailed in this monograph. In addition, the results obtained in the tests are presented, which pointed out the correlation of Barockzy (1965) as the most accurate, followed by the correlations of Hugmark (1962) and Kanizawa and Ribatski (2017). |
Assunto: | Engenharia mecânica Refrigeração Escoamento bifásico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32346 |
Data do documento: | 14-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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