Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32355
Type: Tese
Title: Um indicador de valor público para melhor compreensão da accountability
Authors: Andréia de Oliveira Santos
First Advisor: Hudson Fernandes Amaral
First Co-advisor: Wendel Alex Castro Silva
First Referee: Ivan Beck Ckagnazaroff
Second Referee: Ricardo Carneiro
Third Referee: Antônio Artur de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Armindo dos Santos de Souza Teodósio
Abstract: Estudar valor no contexto da gestão pública não constitui algo recente. Ao contrário, provavelmente, é uma das questões mais antigas no pensamento político e na evolução da teoria e da prática da administração pública. No entanto, desde o início do séc. XXI, o interesse em estudar valor tornou-se crescente, na tentativa de definir, identificar e classificar valor público. Diante das ambiguidades no entendimento do que seja valor público, essa temática tem se apresentado como um conjunto de abordagens inter-relacionadas. Estudos continuam a lidar com questões teóricas; outros buscam criar mecanismos de medição do valor público, contudo, diante da literatura analisada, a maioria dos modelos ainda se encontra no campo teórico e pouca atenção é dada às métricas. Alguns autores acreditam que a falta de construção de métricas esteja associada à falta de clareza sobre o que realmente se constitui valor público. Outros autores afirmam que, ao medir o valor público, será possível atender a accountability que se tornou um marco da governança democrática moderna, um dos temas mais debatidos na agenda das políticas públicas. Como o valor público, o entendimento da accountability também se apresenta complexo, difuso e multidimensional diante da realidade aplicada. Assim, entendimento do valor público parte da entrega de bens e serviços públicos e a accountability parte da prestação de contas do serviço prestado, de forma eficiente e transparente. Como as temáticas se apresentam em construção e atuais, a tese foi realizada com o objetivo de desenvolver um indicador de valor público e testá-lo nas municipalidades brasileiras, no intuito de atender a accountability. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho quantitativo, tendo como unidade de análise e observação 608 municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes. A base de dados trabalhada correspondeu ao último censo demográfico brasileiro, realizado em 2010. Os dados foram analisados por meio de uma estatística descritiva uni, bi e multivariada e, com o auxílio do método PLS, realizou-se modelagem de equação estrutural. A escolha das variáveis pautou-se no UNPSA, nos SDGs e no PNDU das 154 variáveis indicadoras escolhidas para estruturar os constructos saúde, educação, desigualdade social e pobreza, trabalho, condições habitacionais e saneamento básico, vulnerabilidade e segurança. Após analisar as cargas fatoriais dos constructos, 92 variáveis apresentaram impactos significativos e diretos para estruturar o indicador valor público (p-valor ≤ 0,05). Diante do modelo estruturado, quanto maiores os itens educação, vulnerabilidade, trabalho, saúde e condições habitacionais e saneamento básico, maior será a geração de valor público. Por meio dos testes não paramétricos, pode-se concluir que quanto maior o valor público maior a transparência. Como a tese partiu do entendimento da ONU de que a transparência e a accountability são codependentes e, diante das complexidades que permeiam o entendimento de valor público e a accountability, pode-se entender que, a partir do momento em que se gera valor, a prestação do serviço público é mais transparente e, sendo mais transparente, efetiva-se a accountability. Diante das limitações encontradas no desenvolvimento da tese, propõem-se pesquisas futuras, no intuito de ampliar a discussão sobre as temáticas analisadas.
Subject: Responsabilidade social da empresa
Administração pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32355
Issue Date: 6-Dec-2019
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