Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elisângela Cristina Aganettept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224307970906388pt_BR
dc.contributor.referee1Benildes Coura Moreira dos Santos Maculanpt_BR
dc.contributor.referee2Frederico Cesar Mafra Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Luis Antonio da Silva Rodriguespt_BR
dc.creatorRaíssa Yuri Hamanakapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7188479615806578pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T14:29:45Z-
dc.date.available2020-02-07T14:29:45Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32394-
dc.description.abstractThe contemporaneity is marked by the existence of organizations that experience prominent problems: the uncontrolled and growing informational volume to be managed, the absence of an effective management of its business processes, the absence of a systemic view of its processes, activities and informational flows, the increase customer expectations, environment of continuous changes and increased competitiveness in the global market. In this search for greater efficiency and the increasing knowledge acquisition, and consequently, by maintaining the organization's competitiveness in the market, initiatives, tools, techniques and methodologies for improving business processes are being adopted. The early stage of implementation of business process management methodologies in educational institutions motivated the research, as well as the need to map BPM methodologies to facilitate their implementation by public higher education institutions (HEIs). The research problem seeks to answer: how is the implementation of BPM methodologies occurring by Brazilian public HEI? The excessive bureaucracy of the public service and the limited focus on meeting citizen demands justify the need to study BPM methodologies in the context of public organizations. The objective of the research is to evaluate the existing academic business process management methodologies in the literature, through the Content Analysis method. In order to do this, we searched the Capes Portal and the Capes Thesis and Dissertations Base in which were mapped 14 BPM methodologies applied in the context of Brazilian public HEI. The sample was described through a thematic categorical matrix derived from the Content Analysis and analyzes between steps of the different methodologies were made. This bibliographic review study aims to contribute theoretically to the methodological literature of the area and it is also hoped to facilitate the information professional performance in the implementation of BPM methodologies.pt_BR
dc.description.resumoA contemporaneidade é marcada pela existência de organizações que vivenciam problemas proeminentes: o descontrolado e crescente volume informacional a ser gerenciado, ausência de uma gestão efetiva de seus processos de negócio, ausência de uma visão sistêmica de seus processos, atividades e fluxos informacionais, o aumento das expectativas dos clientes, ambiente de mudanças contínuas e acirramento da competitividade no mercado global. Nessa busca por maior eficácia e pelo aumento da aquisição de conhecimento, e consequentemente, pela manutenção da competitividade da organização no mercado, são adotadas iniciativas, ferramentas, técnicas e metodologias de melhoria dos processos de negócio. O estágio inicial de implementação de metodologias de gestão de processos de negócio em instituições de ensino motivou a pesquisa, assim como a necessidade de se mapear metodologias BPM para facilitar a implementação das mesmas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. O problema de pesquisa busca responder: como está ocorrendo a implementação de metodologias BPM pelas IES públicas brasileiras? A excessiva burocracia do serviço público e o limitado enfoque no atendimento às demandas do cidadão, justificam a necessidade do estudo de metodologias BPM no contexto de organizações públicas. O objetivo da pesquisa é avaliar as metodologias de gestão de processos de negócio acadêmicos existentes na literatura, através do método da análise de conteúdo. Para tal, foram realizadas buscas no Portal Capes e na Base de Teses e Dissertações da Capes na qual foram mapeadas 14 metodologias BPM aplicadas no contexto de IES públicas brasileiras. A amostra foi descrita por meio de uma matriz categorial temática oriunda da Análise de Conteúdo e análises entre etapas das diferentes metodologias foram realizadas. Esse estudo de revisão bibliográfica visa contribuir de forma teórica para a literatura metodológica da área e, também se espera facilitar a atuação profissional da informação na implementação de metodologias BPM.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciopt_BR
dc.subjectMetodologia BPMpt_BR
dc.subjectMetodologia de gestão de processo de negóciopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherProcesso de negóciopt_BR
dc.subject.otherControle de processopt_BR
dc.subject.otherFluxo de trabalhopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades publicas - Administraçaopt_BR
dc.titleMetodologias de gestão de processos de negócio em Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras: um estudo comparativopt_BR
dc.title.alternativeBusiness process management methodologies in Brazilian public higher education institutions: a comparative studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-9516-5825pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.