Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32486
Type: Monografia (especialização)
Title: Construção de um material educativo com subsídio para o cuidado pré-natal de gestantes com DMG em Araguaína-TO
Authors: Rosana Borges Soares
First Advisor: Tiago Barreto de Castro e Silva
First Referee: Nayane de Sousa Silva Santos
Second Referee: Marta Araujo Amaral
Abstract: Trata-se de um estudo descritivo que teve como foco a construção de uma tecnologia educativa (folder) para subsidiar a assistência do enfermeiro as gestantes com Diabetes Mellitus Gestacional na atenção básica de Araguaína-TO.O DMG é a patologia endócrina mais comum na gestação e se não tratada adequadamente repercute negativamente em riscos tanto para a mãe quanto para o feto, a gestante com diagnóstico de DMG tem um potencial risco de desenvolver pré-eclâmpsia e o feto complicações como macrossomia entre outras situações indesejadas. O DMG é caracterizado como uma condição de gestação de alto risco a qual é diagnosticada a princípio na atenção básica e após esse diagnóstico a gestante é encaminhada ao centro de referência ambulatorial para tratamento especializado em gestação de alto risco, sobretudo, a mulher após essa transferência de atendimento deve ser orientada a não perder o vínculo com a atenção básica. O enfermeiro que atua na atenção básica tem papel relevante na repercussão do tratamento positivo da gestante com DMG, nesse sentido a construção da tecnologia educativa (folder) tem o pressuposto de ser um subsídio a mais para o profissional com propostas fundamentadas em pesquisas baseadas em evidências de mecanismos que promovam o sucesso do tratamento iniciado na atenção especializada e a visita domiciliar pode ser a oportunidade de prática dessa intervenção.
Abstract: This is a descriptive study that focused on the construction of an educational technology (folder) to subsidize nursing assistance to pregnant women with gestational diabetes mellitus in primary care Araguaína-TO. The DMG is the most common endocrine disorder in pregnancy and if not handled properly reflected negatively on risks for both the mother and the fetus, pregnant women diagnosed with DMG have a potential risk of developing pre-eclampsia and fetal complications such as macrosomia between other unwanted situations. The DMG is characterized as a high-risk pregnancy condition which is diagnosed at first in primary care and after this diagnosis the pregnant woman is sent to outpatient referral center for specialized treatment in high-risk pregnancy, especially women after transfer care should be advised to not lose the link with primary care. The nurses who work in primary care plays an important role in passing on the positive treatment of pregnant women with DMG in this sense the construction of educational technology (folder) is assumed to be a must for the professional allowance with proposals based on evidence-based research mechanisms that promote successful treatment started in the specialized care and home visit may be the opportunity to practice this intervention.
Subject: Diabetes Gestacional/enfermagem
Materiais de ensino
Monografia
Educação de pacientes como assunto
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32486
Issue Date: 26-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.