Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020354577253131pt_BR
dc.creatorCarla Patricia Fonseca Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3774288200200546pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T15:09:12Z-
dc.date.available2020-02-18T15:09:12Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32569-
dc.description.abstractDiversity is a property of living organisms, but in humans some differences are often the object of prejudice and discrimination. Genetics and Evolution are the branches of Biology that study heredity and the mechanisms that generate, maintain, increase or reduce diversity. This research aimed at creating and performing a teaching sequence (SD) for High School students about Evolution and the mechanisms that generate the diversity of living beings. The expectation is that these students would assimilate this knowledge and apply it in their daily life, hopefully presenting a more tolerant attitude towards human differences than it is unfortunately still common. The SD comprises four activities developed during seven 50 minutes classes for the same group of students. The activities analyses were carried out on data collected from its application to 3rd year High School students. Questionnaires were applied: a structured one, about evolution and biological diversity, other semistructured ones, asking about attitudes on hypothetical situations involving people diversity, and also a questionnaire about the students' perception regarding the teaching sequence. The content and categorization of these data were analyzed using content analysis. In addition to the questionnaires, students' commitment and behavior during the discussions and performance in the activities were also observed and written down. The results allowed us to conclude that the SD reached the goals expected in the group in which it was applied. The students were able to develop the activities and understand the fundamental concepts involved in the diversity of living organisms.pt_BR
dc.description.resumoA diversidade é uma condição dos seres vivos, e na espécie humana não é raro essas diferenças serem alvos para discriminações e preconceitos. A genética e evolução são os ramos da biologia que estudam a hereditariedade e os mecanismos que geram e mantém, aumentam ou reduzem a diversidade. Assim, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática (SD) sobre evolução e os mecanismos geradores da diversidade dos seres vivos, para alunos do ensino médio, a fim de que esses alunos assimilem esses conhecimentos e possam aplicá-los no cotidiano, preferencialmente apresentando uma atitude mais tolerante em relação às diferenças humanas. A SD foi constituída de quatro atividades, desenvolvidas em sete aulas. Sua análise foi realizada a partir de dados coletados por ocasião de sua aplicação para estudantes de 3º ano de ensino médio. Foram aplicados questionários: um estruturado, sobre evolução e diversidade biológica, outros semiestruturados, com questões sobre atitudes diante algumas situações propostas envolvendo diversidade de características pessoais, e ainda um questionário sobre a percepção dos alunos em relação à sequência didática. Além dos questionários, também foram observados e anotados o comprometimento e comportamento dos estudantes durante as discussões e desempenho nas atividades. Foi feita a análise do conteúdo e categorização desses dados, representados aqui, pelas observações e anotações do pesquisador durante toda a aplicação da SD e pelos questionários. Os resultados permitiram concluir que a SD atingiu os objetivos previstos na turma em que foi aplicada. Os estudantes conseguiram desenvolver as atividades e entender os conceitos fundamentais, para compreensão da diversidade dos seres vivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectdiversidadept_BR
dc.subjectgenéticapt_BR
dc.subjectevoluçãopt_BR
dc.subjectpreconceitopt_BR
dc.subjecttolerânciapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subject.otherBiodiversidadept_BR
dc.subject.otherPreconceitopt_BR
dc.subject.otherTolerânciapt_BR
dc.titleEnsino de genética e evolução para entendimento da diversidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9440-3588pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCMCarlaPCosta.pdfDissertação2.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons