Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32570
Tipo: Tese
Título: Monitoramento participativo com estudantes de ensino básico em bacias hidrográficas urbanas
Autor(es): Juliana Silva França
primer Tutor: Marcos Callisto de Faria Pereira
primer miembro del tribunal : Raoul Henry
Segundo miembro del tribunal: Douglas Sahtler dos Reis
Tercer miembro del tribunal: Paulina Maria Maia Barbosa
Cuarto miembro del tribunal: Leandro Márcio Moreira
Resumen: A ocupação desordenada em grandes cidades tem sido um dos principais problemas urbanos contemporâneos. Na América Latina, a maioria das fontes de água para uso humano localizase inserida, ou próxima, a áreas urbanas. Contudo, a maioria das cidades lança esgotos não tratados em rios urbanos degradando a qualidade de água, com efeitos negativos para a biodiversidade aquática e serviços ecossistêmicos, incluindo o abastecimento humano. O envolvimento de comunidades ribeirinhas potencializa ações de conservação, gestão e manejo por meio da participação social na produção de conhecimento científico como praticantes de ciência cidadã. Mobilizar a sociedade para monitorar a qualidade de cursos de água urbanos permite o diagnóstico e facilita o treinamento para discutir a implementação de estratégias de mitigação e gestão. Assim, a formação de alunos e seus professores no monitoramento participativo da avaliação ecológica da qualidade de águas em bacias hidrográficas urbanas é uma estratégia duplamente eficaz. Essa tese teve como objetivo realizar um Programa de Monitoramento Ambiental Participativo de bacias hidrográficas urbanas com escolas de ensino básico nas bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, alto rio São Francisco (MG). O Capítulo 1 apresenta os resultados deste monitoramento de qualidade ecológica em 46 córregos urbanos com índices biológicos e multimétricos adaptados para aplicação por 155 professores e 1810 estudantes, de 54 escolas em 12 municípios. No formato de um artigo científico, “Student monitoring of the ecological quality of neotropical urban streams”, publicado no periódico AMBIO, abordei os resultados de avaliações de ecossistemas aquáticos urbanos realizadas pelo ensino básico, com consistência validada por métodos científicos. Como conclusão é comprovado que o monitoramento participativo em parceria com universidades é uma ferramenta viável de melhorar o ensino de ciências, aumentar a participação social e melhorar os serviços ecossistêmicos fornecidos pelos cursos d’água urbanos. O Capítulo 2 é um livro para professores e estudantes do ensino básico, a partir do 8º ano do ensino fundamental, que possa ser uma ferramenta didática para avaliação de córregos urbanos. Nesse capítulo descrevi a experiência em ciência cidadã voltada para professores e estudantes no desenvolvimento de projetos de avaliação de qualidade ambiental e monitoramento de qualidade ecológica de corpos d’água em áreas urbanas. Nossa metodologia é aplicada através de índices de avaliação de hábitats físicos, uso da terra, classificação de águas com base na legislação ambiental e um índice biológico bentônico. Nossa ambição é que este livro possa também ser útil como apoio à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, estabelecida pelo Ministério da Educação (Resolução CNE/CP nº 2/2017), com atividades inovadoras e diversificadas, contribuindo para a formação de jovens cidadãos conscientes e seu desenvolvimento profissional. Os resultados dessa tese relatam uma experiência exitosa em ciência cidadã com professores e alunos de ensino básico em ecologia de águas urbanas. A proposta de livro incluiu bases teóricas e metodologias viáveis para utilização no ensino de ciências, buscando aumentar a participação social e aprofundar as discussões para a proposição de medidas de gestão ambiental pelas escolas parceiras.
Abstract: Disorganized occupation of space has been one of the major contemporary urban problems, especially in large cities. In Latin America, most sources of water destined for human use are located inside or near urban areas. However, most cities are launching untreated sewage in urban rivers, degrading water quality, with negative effects on aquatic biodiversity and ecosystem services, including human supply. The involvement of riverside communities enhances conservation efforts, management and management actions through social participation in the production of scientific knowledge, as practitioners of citizen science. Mobilizing society to monitor the quality of urban watercourses allows diagnosis and facilitates training to discuss the implementation of mitigation and management strategies. Thus, the training of students and their teachers in the participatory monitoring of the ecological evaluation of water quality in urban watersheds is a doubly effective strategy. This thesis aimed to carry out a Participatory Environmental Monitoring Program of urban hydrographic basins with elementary schools in the Velhas and Paraopeba river basins, upper São Francisco River (MG). Chapter 1 presents the results of this monitoring of ecological quality in 46 urban streams with biological and multimetric indexes adapted for application by 155 teachers and 1810 students, from 54 schools in 12 municipalities. In the format of a scientific paper, "Student monitoring of the ecological quality of neotropical urban streams", published in the journal AMBIO, I showed that the results of these evaluations of urban aquatic ecosystems, carried out by basic education students, had a scientifically validated consistency. As a conclusion, it is shown that participatory monitoring in partnership with universities is a viable tool to improve science education, increase social participation and improve the ecosystem services provided by urban watercourses. Chapter 2 is a book, aimed for teachers and students of elementary education, from the 8th year of elementary school and beyond, which can be used as a didactic tool for the evaluation of urban streams. In this chapter I described the experience in citizen science for teachers and students in the development of environmental quality assessment projects and ecological monitoring of water bodies quality in urban areas. Our methodology is applied through assessment of physical habitats, land use, classification of waters based on environmental legislation and a benthic biological index. Our ambition is that this book can also be useful as a support to the National Curricular Common Base of High School, established by the Ministry of Education (Resolution CNE / CP No. 2/2017), with innovative and diversified activities, contributing to the formation of young citizens their professional development. The results of this thesis report a successful experience in citizen science with teachers and students of basic education. The book proposal included theoretical bases and viable methodologies for use in science education, seeking to increase social participation and deepen the discussions for proposing environmental management measures by partner schools.
Asunto: Ecologia
Ecossistemas aquáticos
Qualidade da Água
Biomarcadores Ambientais
Fauna Bentônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32570
Fecha del documento: 31-ene-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PPGEcologiaConsManVidaSilvestre_JulianaSilvaFranca_TeseDOUTORADO.pdf25.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.