Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32605
Tipo: Tese
Título: A colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.
Autor(es): Rafael de Mello Matos
primer Tutor: Fernando de Oliveira Rocha
primer Co-tutor: Ana Cláudia de Assis
primer miembro del tribunal : Gregory Beyer
Segundo miembro del tribunal: Ana Cláudia de Assis
Resumen: O presente trabalho propõe a aplicação da Teoria dos Círculos Colaborativos, de Michael Farrell, na análise dos processos colaborativos entre compositores e intérpretes. Para exemplificar esta aplicação, foi analisada a relação entre o percussionista Rafael Matos e os compositores Carlos dos Santos e Rubens Fonseca no percurso entre a encomenda, preparação e estreia das respectivas obras: Estudo n. 1 e Átimo para percussão múltipla. Com o uso dessa teoria, pretende-se criar uma alternativa não só para documentar as interações dentro dos círculos colaborativos durante os processos de criação de uma obra musical, como também para verificar como os processos colaborativos se tornam elementos essenciais na atividade criativa. Como resultado dessa pesquisa, apresento considerações relativas à importância do duplo papel do intérprete em documentar e construir uma performance baseada na proximidade e na troca de experiências com os compositores.
Abstract: This paper proposes the application of the theory of Michael Farrell Collaborative Circles in the analysis of collaborative processes between composers and performers. To illustrate this application, this paper presents an analysis of the relationship between percussionist Rafael Matos and composers Carlos dos Santos and Rubens Fonseca, through the process of commissioning, preparing and premiering the respective works Estudo n. 1 and Átimo for solo multiple percussion. Using this theory, I intend to create an alternative not only to document the interactions within the collaborative circles during the process of creating a musical work, but also to demonstrate that collaborative processes become essential elements in creative activity. As a result of this research, I present considerations regarding the importance of the dual role of an interpreter to document and build a performance based on proximity and exchange of experiences with composers.
Asunto: Percussão
Performance musical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32605
Fecha del documento: 31-ago-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.