Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Cláudia de Assispt_BR
dc.contributor.referee1Gregory Beyerpt_BR
dc.contributor.referee2Ana Cláudia de Assispt_BR
dc.creatorRafael de Mello Matospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453508985637085pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T18:07:59Z-
dc.date.available2020-02-21T18:07:59Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32605-
dc.description.abstractThis paper proposes the application of the theory of Michael Farrell Collaborative Circles in the analysis of collaborative processes between composers and performers. To illustrate this application, this paper presents an analysis of the relationship between percussionist Rafael Matos and composers Carlos dos Santos and Rubens Fonseca, through the process of commissioning, preparing and premiering the respective works Estudo n. 1 and Átimo for solo multiple percussion. Using this theory, I intend to create an alternative not only to document the interactions within the collaborative circles during the process of creating a musical work, but also to demonstrate that collaborative processes become essential elements in creative activity. As a result of this research, I present considerations regarding the importance of the dual role of an interpreter to document and build a performance based on proximity and exchange of experiences with composers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe a aplicação da Teoria dos Círculos Colaborativos, de Michael Farrell, na análise dos processos colaborativos entre compositores e intérpretes. Para exemplificar esta aplicação, foi analisada a relação entre o percussionista Rafael Matos e os compositores Carlos dos Santos e Rubens Fonseca no percurso entre a encomenda, preparação e estreia das respectivas obras: Estudo n. 1 e Átimo para percussão múltipla. Com o uso dessa teoria, pretende-se criar uma alternativa não só para documentar as interações dentro dos círculos colaborativos durante os processos de criação de uma obra musical, como também para verificar como os processos colaborativos se tornam elementos essenciais na atividade criativa. Como resultado dessa pesquisa, apresento considerações relativas à importância do duplo papel do intérprete em documentar e construir uma performance baseada na proximidade e na troca de experiências com os compositores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectFernando Rochapt_BR
dc.subjectPerformance Musicalpt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectMichael Farrellpt_BR
dc.subjectCarlos dos Santospt_BR
dc.subjectRubens Fonsecapt_BR
dc.subjectTeoria dos Círculos Colaborativospt_BR
dc.subjectRelação compositor-intérpretept_BR
dc.subject.otherPercussãopt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.titleA colaboração entre intérprete e compositores através da encomenda e estreia das obras para percussão múltipla Estudo 1, de Carlos Santos e Átimo, de Rubens Fonseca.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.