Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo Gontijo Carranopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4022838844024162pt_BR
dc.contributor.referee1Michel Bessanipt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigo Tomás Nogueira Cardosopt_BR
dc.creatorClayton Guimarães de Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956957517551593pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T18:03:40Z-
dc.date.available2020-02-27T18:03:40Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32617-
dc.description.abstractThis work presents a tool for optimizating the inventory used for preventive maintenance of general cargo freight cars. This approach has two objective functions: the first one is focused on minimizing the purchase cost of materials, and the second one is to minimize the risk cost of stopping freight cars due to material shortages. The objective of this tool is to aim cost reduction with inventory at the same time that freight cars stop risk is controlled. These two objectives define a trade-off, which must be analyzed in the choice of a solution based on how much risk one wants to assume to reduce the inventory costs. A list of all materials to be purchased in each period of the maintenance cycle is presented for each Pareto-optimal solution. It makes possible to identify which materials are being prioritized in each solution. A real data set from a transport railway company, focusing on the maintenance cycle of general cargo freight cars over a one year period, was used to test the tool. Another test performed was the comparison between the solutions generated through the scrapping rates calculated forthe previous cycle (2017) and the results achieved using the real scrapping rates of the 2018 cycle. This analysis allowed to estimate the risk gap between predicted and ideal solutions, which made possible to indicate points of improvement in the processes of the company in question.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma ferramenta para otimizar o estoque de materiais utilizados na manutenção preventiva de vagões de carga geral. Essa abordagem tem duas funções objetivo: a primeira se concentra em minimizar o custo de compra de materiais e a segunda visa minimizar o custo de risco de parada dos vagões devido à falta de materiais. O objetivo desta ferramenta é apontar a redução de custos com o estoque ao mesmo tempo em que o risco de parada dos vagões é controlado. Esses dois objetivos definem um trade-off, que deve ser analisado na escolha de uma solução com base em quanto risco se deseja assumir para reduzir os custos de estoque. É apresentada uma lista de todos os materiais a serem adquiridos em cada período do ciclo de manutenção para cada solução pareto ótima. A ferramenta permite identificar quais materiais estão sendo priorizados em cada solução. Um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, com foco no ciclo de manutenção de vagões de carga geral durante um período de um ano, foi usado para testar a ferramenta. Outro teste realizado foi a comparação entre as soluções geradas pelas taxas de sucateamento calculadas para o ciclo anterior (2017) e os resultados alcançados utilizando as taxas reais de sucateamento do ciclo de 2018. Essa análise permitiu estimar o gap de risco entre as soluções previstas e as ideais, o que possibilitou identificar pontos de melhoria nos processos da empresa em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de estoquept_BR
dc.subjectVagãopt_BR
dc.subjectManutenção preventivapt_BR
dc.subjectOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subjectGurobipt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherControle de estoquept_BR
dc.subject.otherOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subject.otherTransporte ferroviário de cargas - Vagõespt_BR
dc.titlePlanejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.