Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32617
Type: Dissertação
Title: Planejamento da aquisição de materiais para manutenção preventiva de vagões de carga geral
Authors: Clayton Guimarães de Almeida
First Advisor: Eduardo Gontijo Carrano
First Referee: Michel Bessani
Second Referee: Rodrigo Tomás Nogueira Cardoso
Abstract: Este trabalho apresenta uma ferramenta para otimizar o estoque de materiais utilizados na manutenção preventiva de vagões de carga geral. Essa abordagem tem duas funções objetivo: a primeira se concentra em minimizar o custo de compra de materiais e a segunda visa minimizar o custo de risco de parada dos vagões devido à falta de materiais. O objetivo desta ferramenta é apontar a redução de custos com o estoque ao mesmo tempo em que o risco de parada dos vagões é controlado. Esses dois objetivos definem um trade-off, que deve ser analisado na escolha de uma solução com base em quanto risco se deseja assumir para reduzir os custos de estoque. É apresentada uma lista de todos os materiais a serem adquiridos em cada período do ciclo de manutenção para cada solução pareto ótima. A ferramenta permite identificar quais materiais estão sendo priorizados em cada solução. Um conjunto de dados reais de uma empresa de transporte ferroviário, com foco no ciclo de manutenção de vagões de carga geral durante um período de um ano, foi usado para testar a ferramenta. Outro teste realizado foi a comparação entre as soluções geradas pelas taxas de sucateamento calculadas para o ciclo anterior (2017) e os resultados alcançados utilizando as taxas reais de sucateamento do ciclo de 2018. Essa análise permitiu estimar o gap de risco entre as soluções previstas e as ideais, o que possibilitou identificar pontos de melhoria nos processos da empresa em questão.
Abstract: This work presents a tool for optimizating the inventory used for preventive maintenance of general cargo freight cars. This approach has two objective functions: the first one is focused on minimizing the purchase cost of materials, and the second one is to minimize the risk cost of stopping freight cars due to material shortages. The objective of this tool is to aim cost reduction with inventory at the same time that freight cars stop risk is controlled. These two objectives define a trade-off, which must be analyzed in the choice of a solution based on how much risk one wants to assume to reduce the inventory costs. A list of all materials to be purchased in each period of the maintenance cycle is presented for each Pareto-optimal solution. It makes possible to identify which materials are being prioritized in each solution. A real data set from a transport railway company, focusing on the maintenance cycle of general cargo freight cars over a one year period, was used to test the tool. Another test performed was the comparison between the solutions generated through the scrapping rates calculated forthe previous cycle (2017) and the results achieved using the real scrapping rates of the 2018 cycle. This analysis allowed to estimate the risk gap between predicted and ideal solutions, which made possible to indicate points of improvement in the processes of the company in question.
Subject: Engenharia elétrica
Controle de estoque
Otimização multiobjetivo
Transporte ferroviário de cargas - Vagões
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32617
Issue Date: 11-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.