Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32632
Type: Dissertação
Title: Aprendizagem ativa em aulas de física: o uso do Arduino em experimentos de termodinâmica
Authors: Júlio César de Souza
First Advisor: Orlando Gomes de Aguiar Júnior
First Referee: Juarez Melgaço Valadares
Second Referee: Helder de Figueiredo e Paula
Abstract: A disciplina Física normalmente é motivo de desânimo para estudantes no ensino médio. É consenso entre professores que os educandos apresentam bastante desinteresse e falta de engajamento em relação à disciplina. Dessa forma, nesse trabalho de pesquisa desenvolvemos e testamos um produto educacional que é composto por atividades de ensino nas quais experimentos didáticos são utilizados como ferramentas para responder perguntas. No desenvolvimento de nosso produto educacional também utilizamos o Arduino para criar uma interface eletrônica que permite conectar sensores de temperatura e pressão ao computador, assim possibilitando a visualização, manipulação e armazenamento dos dados das medições. Esses recursos foram associados para criar situações em que os estudantes tenham a oportunidade de efetuarem medidas, representálas, analisá-las, discuti-las, e assim refletir sobre o que está acontecendo, de maneira que possam se sentir mais atuantes em relação ao conhecimento e ao conteúdo da disciplina. Nas atividades foram tratados temas pertinentes à Termodinâmica, relacionados aos conceitos de calor, temperatura e à 1ª Lei da Termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades tiveram efeitos positivos sobre o engajamento e aprendizagem dos estudantes, sendo que foram observados claros indícios de apropriação da linguagem científica.
Abstract: Physics is usually reason for dismay for high school students. It is a consensus among teachers that learners present a great deal of disinterest and lack of engagement in relation to the discipline. Thus, in this work we develop and test an educational product that is composed of teaching activities in which didactic experiments are used as tools to answer questions. In the development of our educational product we also use the Arduino to create an electronic interface that allows the connection of temperature and pressure sensors to the computer, thus allowing visualization, manipulation and storage of measurement data. These resources have been associated to create situations in which students have the opportunity to take action, to represent them, to analyze them, to discuss them, and to reflect on what is happening, so that they may feel more knowledge and content of the discipline. Activities related to thermodynamics related to the concepts of heat, temperature and the 1st Law of Thermodynamics were dealt with in the activities. The results showed that the activities had positive effects on students' engagement and learning, and clear evidence of appropriation of scientific language was observed.
Subject: Educação
Fisica - Estudo e ensino
Termodinâmica
Arduino (Controladores programáveis)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32632
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julio_Souza_dissertacao_com_produto_apendice.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.