Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32640
Tipo: Tese
Título: Tensões nas aulas de matemática e contribuições para um currículo para a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Fabiana Pereira de Oliveira
Primeiro Orientador: Vanessa Sena Tomaz
Primeiro Coorientador: Maria Manuela Martins Soares David
Primeiro membro da banca : José Eustáquio de Brito
Segundo membro da banca: André Augusto Deodato
Terceiro membro da banca: Jussara de Loiola Araújo
Quarto membro da banca: Vanessa Regina Eleutério Miranda
Resumo: A Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas das redes de ensino. Contudo, ainda há carência de estudos para embasarem a prática docente nesse campo, em especial no campo da Educação Matemática. Buscando contribuir com a discussão dessa temática, esta pesquisa investigou quais mudanças ocorrem nas aulas de matemática quando, nelas, são introduzidos elementos da história e cultura africana, e as contribuições dessas mudanças para a composição de um currículo para a Educação das relações étnico-raciais. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo material empírico foi produzido por meio de observação participante, entrevistas com alunos e professora e registros das atividades dos alunos. Os principais instrumentos utilizados para a produção e a organização do material empírico foram: diário de campo, entrevistas, registros produzidos pelos alunos ao longo das atividades e gravações em áudio das aulas de Matemática. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola municipal do município de Betim (MG), onde a pesquisadora leciona. Observou-se um conjunto de aulas de matemática de outra professora dessa disciplina, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2016. As aulas observadas foram planejadas em conjunto com a professora de Matemática da turma, que introduziu a temática cultura africana por meio do projeto “Vivências culturais africanas”. A análise dos dados, apoiou-se nos estudos sobre currículo, na perspectiva crítica e pós-crítica, particularmente nos trabalhos que focalizam o currículo para a educação das relações étnico-raciais, também, nos documentos oficiais e na literatura que discutem políticas públicas para igualdade racial. Buscou-se analisar as mudanças nas aulas de matemática, quando, nelas, foram introduzidos elementos da cultura africana. Como resultado, constataram-se mudanças tanto na prática da professora quanto nas práticas dos alunos, no que diz respeito ao envolvimento e interesse dos alunos nas aulas de matemática que abordaram a temática étnico-racial; observando-se mais autonomia e protagonismo dos alunos. Verificou--se também mudança na forma como os alunos veem a discussão da temática étnico-racial na escola, que eles consideram uma forma de combater o racismo e o preconceito, nesse ambiente, contra as pessoas negras. Em certa medida, o projeto “Vivências culturais africanas” foi uma iniciativa de questionar a colonização do currículo, em especial do currículo para a educação das relações étnico-raciais, promovendo uma aproximação dos saberes, das formas de ser e de viver dos alunos e sua comunidade.
Abstract: The Law 10.639/03 established the obligation of teaching Africa and African History in K-12 curriculum in all schools of every education system in Brazil. However, there is still a lack of studies to base the teaching practice in this field, especially in Mathematics education. Aiming to contribute to the discussion of the theme, this research investigated changes which take place in the Mathematics class when elements of African history and culture are introduced, as well as the contributions of these changes on creating an education curriculum for ethnic-racial relations. We conducted a qualitative research with empirical material from participant observation, interviews with students and the teacher, and notes on the students’ activities. The main instruments used to produce and organize the empirical material were field diaries, interviews, registries produced by the students throughout the activities, and audio recordings of the Mathematics classes. The field research took place in a municipal school in the city of Betim (state of Minas Gerais), where the researcher teaches. A set of 8th- grade Mathematics classes were observed during 2016. The observed classes were planned together with the Mathematics teacher, who introduced the African culture theme through the project “African culture experiences”. The data analysis was based on studies on the curriculum, in critic and pos-critic perspective, particularly the works focused on the curriculum for the education of ethic-racial relations, as well as official documents and works discussing public policies of racial equality. As a result, we could see changes in the teacher’s practices as well as the students’, regarding students’ involvement and interest in the Mathematics classes which approached the ethic-racial theme; more autonomy and agency from the students; and a change on the way students see the ethnic-racial debate in the school, which they consider a way to combat racism and prejudice against black people. In a way, the project “African culture experiences” was an initiative of decolonization of the curriculum, especially the one focused on ethnic-racial relations, promoting an approximation of types of knowledge and ways of being and living of the students and the community.
Assunto: Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Relações étnicas
Relações raciais
Cultura afro-brasileira
Educação matemática
Ensino Fundamental - Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32640
Data do documento: 29-Ago-2019
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